O Plano Diretor de Umuarama, lei que organiza o desenvolvimento e estabelece condições para o crescimento urbano, será reformulado e atualizado diante das demandas atuais e do que se espera para o futuro da cidade. O processo, que envolverá toda a sociedade, por meio de instituições e organizações, foi apresentado nesta terça-feira, 8, no auditório da Prefeitura, pelo prefeito Fernando Scanavaca, com diversas autoridades e representantes da sociedade.
A reunião teve ampla participação da plateia, que fez questionamentos, apresentou pontos de vista e sugeriu medidas. É justamente esta atitude que a comissão executiva espera, ao longo da revisão do plano, que terá diversas audiências públicas abertas à população em geral, divididas por temas específicos.
O processo está bem detalhado em um site – que foi apresentado pelo secretário de Aceleração Econômica, Sérgio Vercezi, e pelo publicitário Fábio Martiolli, responsável pelo desenvolvimento – criado especialmente com esta finalidade (www.planodiretor.umuarama.pr.gov.br), onde pode ser acessado também todo o cronograma de reuniões.
Diante de vereadores, secretários municipais, professores, empresários e lideranças, o prefeito Fernando Scanavaca lembrou que o plano regula o uso e ocupação do solo, a mobilidade urbana, a moradia, o saneamento básico, a proteção ambiental e a oferta de serviços públicos.
“A revisão é um processo técnico, político e participativo, que permite à cidade se adaptar às novas realidades e construir um futuro mais justo, sustentável e próspero. A contribuição de todos é fundamental para que ele reflita as necessidades e os sonhos de todos”, apontou.
O processo será conduzido em conjunto entre as secretarias municipais – especialmente de Aceleração Econômica e de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos – e o Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU), com a participação ativa da Universidade Paranaense (Unipar), Universidade Estadual de Maringá (UEM), UniAlfa Faculdade e Instituto Federal do Paraná (IFPR).
O presidente do CDU, Valcir Simão, agradeceu às universidades pela parceria no desenvolvimento do plano, a grande presença do público na reunião e convocou a sociedade para participar das audiências com a ‘mente aberta’, para que o novo plano pense no desenvolvimento coletivo da cidade. A presidente da Aciu, Carla Frasquette, disse que é uma honra participar desse momento, “com a condição de construirmos juntos, com diversas entidades e a população, o fator primordial do desenvolvimento do nosso município”.
Para o presidente da Câmara Municipal, Luiz Antonio Caviquioli, é necessário atualizar o plano para promover o desenvolvimento da cidade e corrigir alguns gargalos, trazer melhorias e mudanças “para que possamos trilhar um caminho novo e melhorar aquilo que a gente já está caminhando”, afirmou.
Já o prefeito Scanavaca disse ter certeza de que, após as discussões, “teremos uma cidade melhor”. “Esse plano diretor não é para beneficiar a A, B, ou C, é para beneficiar toda a sociedade, beneficiar a nossa cidade”, apontou. Disse que já há alguns estudos adiantados, sobre o transporte coletivo urbano e o estacionamento rotativo, entre outros, mas que tudo será integrado ao novo plano diretor para que a cidade se desenvolva de forma integrada.
Por fim, o prefeito agradeceu a presença de todos e pediu que participem, que discutam nas audiências, levem sugestões às universidades e colaborem com o CDU “para que o novo plano seja o melhor para todos e o melhor para Umuarama”, completou. O site da revisão do plano diretor já está disponível e pode ser acessado por meio do site da Prefeitura (www.umuarama.pr.gov.br) ou clicando AQUI.