Segurança Trabalho escravo
PF desarticula fábrica clandestina de cigarros com trabalho análogo à escravidão
Operação Chrysós investiga organização criminosa transnacional envolvida em tráfico de pessoas, descaminho e crimes contra a saúde pública
15/07/2025 17h45 Atualizada há 1 hora
Por: Alex Miranda
Divulgação

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (15/7) a Operação Chrysós, com o objetivo de combater uma organização criminosa transnacional responsável por crimes como redução de trabalhadores à condição análoga à escravidão, descaminho, violação de marca, fabricação de produtos nocivos à saúde, crimes contra as relações de consumo, além de tráfico de pessoas e promoção de migração ilegal com fins de trabalho forçado.

A operação mobilizou agentes da Polícia Federal, do Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho, com ordens judiciais expedidas pela 1ª Vara Federal de Guaíra (PR). Ao todo, estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, além de uma ordem de sequestro de bens estimada em R$ 20 milhões.

Segundo as investigações, o grupo criminoso atuava no aliciamento de cidadãos paraguaios, levados ao Brasil por meio de rotas terrestres que cruzam a fronteira do Paraguai com o Paraná, especialmente pela região de Guaíra. Os trabalhadores eram transportados até a cidade de Ourinhos (SP), onde funcionava uma fábrica clandestina de cigarros.

No local, os trabalhadores viviam em regime de confinamento, impedidos de sair ou manter qualquer contato com o mundo exterior. Dormiam em alojamentos precários, sem condições adequadas de higiene, e enfrentavam jornadas de trabalho exaustivas e contínuas, caracterizando um cenário de grave violação de direitos humanos.

A estrutura clandestina tinha capacidade de produção estimada em 60 mil maços de cigarro por dia, operando em condições ilegais e insalubres. As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos no esquema e responsabilizar os autores pelos diversos crimes praticados.