Agronegócio

Moradores do Jabuticabeiras trocam recicláveis por 26 tipos diferentes de alimentos

Assessoria
12 de julho de 2024 19h00

A comunidade do Parque das Jabuticabeiras recebeu a feirinha do Programa Lixo que Vale com frutas, verduras e legumes fresquinhos nesta sexta-feira, 12, na frente da capela Nossa Senhora de Fátima, na rua Antônio Cardoso. A iniciativa, que permite aos beneficiários trocar materiais recicláveis por ‘moeda verde’ e adquirir comida de qualidade, foi retomada pela administração municipal e realiza feiras quinzenais em duas regiões da cidade – além deste bairro, também o Parque Industrial.

Os moradores conheceram a nova dinâmica do programa, que agora conta com um ônibus adaptado com as bancas de alimentos dispostas internamente, e puderam aproveitar a grande variedade de produtos oferecidos direto do produtor, por meio da parceria com a Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama (Cooperu).

Dentre as ofertas havia batata-doce, brócolis, couve-flor, rabanete, repolho, mandioca, abóbora paulista, tomate, cenoura, berinjela e pepino, verduras como alface (crespa e roxa), almeirão, rúcula e couve, cheiro verde (salsinha e cebolinha), frutas (laranja, mamão, murcote – uma espécie de tangerina – e limão), e hortaliças pouco comuns no mercado, como serraia e espinafre.

“Além disso, também podem adquirir pão e doce de banana e, em breve, ofertaremos leite, ovos, farinha de trigo, açúcar, arroz e feijão, postas de peixe e carne de frango”, anunciou o secretário municipal do Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, que coordena o programa. Ele e o prefeito Celso Pozzobom visitaram a feirinha desta sexta, no Jabuticabeiras, e testemunharam a alegria e satisfação dos moradores com a qualidade e variedade de produtos.

Além da questão ambiental – que é retirar os recicláveis do meio ambiente e dar uma destinação adequada –, o Lixo que Vale valoriza a produção dos pequenos agricultores do município, melhora a renda dos associados da Cooperativa dos Trabalhadores e Prestadores de Serviços na Reciclagem de Resíduos Sólidos de Umuarama (Cooperuma) e representa uma economia significativa para as famílias beneficiadas.

“As famílias economizam dinheiro, pois deixam de gastar com a compra de todos esses produtos no supermercado e podem direcionar os seus recursos para outras necessidades”, acrescentou a diretora do Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani. A cada semana, o ônibus do programa distribui entre 1,5 mil a 2 mil quilos de alimentos.

O secretário Waltinho Sucupira anunciou que em breve o Lixo que Vale deve atender mais bairros com um novo ponto para a feirinha. “Estamos realizando os ajustes necessários e logo abriremos o cadastro para atender mais famílias em situação de vulnerabilidade. A intenção da administração municipal é estender o programa para que mais pessoas sejam beneficiadas e tenham acesso aos excelentes produtos ofertados”, completou.