Cotidiano

Agência do Trabalhador e parceiros trazem dois cursos grátis de eletricidade com a Escola Móvel do Senai

24 de julho de 2024 09h00

Cidadãos com idade a partir de 18 anos têm a oportunidade de receber formação em dois cursos especiais oferecidos de graça pelo Governo do Estado por meio da Agência do Trabalhador de Umuarama. As capacitações serão de segunda a sexta, com início no dia 8 de agosto e término em 16 de setembro, com dois enfoques: 20 vagas para ‘Eletricidade Predial’ – que será das 13h30 às 17h30 – e mais 20 vagas para Eletricidade Industrial – das 18h30 e 22h30, totalizando 96 horas.

Os cursos têm patrocínio da Ambev (a maior empresa cervejeira do Brasil e uma das maiores do mundo) em união com a Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, criou o ‘Projeto Bora Paraná’, que leva as Escolas Móveis do Senai por várias cidades paranaenses – e Umuarama foi um dos municípios contemplados, conforme explica o secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto. “O projeto promove cursos nas mais diversas áreas, levando qualificação profissional de qualidade, com aulas disponíveis à tarde e à noite”, relata.

Ele chama a atenção para o fato que, além de todo conhecimento adquirido nos cursos, os alunos ainda vão receber uma bolsa-auxílio de R$ 600. “Em Umuarama serão ofertados dois cursos: no período da tarde, o de Eletricidade Predial, e no período noturno, o de Eletricidade Industrial. No primeiro os participantes vão aprender do básico à norma NBR 5410, com segurança e prática, dominando temas de instalações elétricas, interpretação de projetos e dimensionamento”, detalha.

Já no curso de Eletricidade Industrial, o aluno terá acesso a módulos sobre comandos elétricos, sensores industriais, quadros de comando e mais. “Explore desde partida direta até inversores de frequência, gestão industrial e diagnóstico de falhas também estão inclusos. As inscrições devem ser feitas até no máximo dia 7 de agosto”, observa o diretor da Agência do Trabalhador, Valdemir Frasson, lembrando que as vagas são limitadas e por isso os interessados devem inscrever-se com a máxima brevidade possível.