Publicidade

Cotidiano

Balanço indica que Guarda Municipal realizou mais de 1.200 atendimentos no primeiro semestre

03 de julho de 2024 às 19:36
Assessoria/Secom
Publicidade

A Guarda Municipal de Umuarama (GMU) encerra o primeiro semestre de 2024 com o registro de 1.228 atendimentos de chamados ao telefone 153 – uma média de 200 ocorrências por mês. Seu efetivo atua na manutenção da paz e da segurança na cidade e apenas durante o mês de junho a força de segurança atendeu a 216 situações.

Neste semestre, disparado em primeiro lugar no número de chamadas ficam as denúncias de pessoas que se sentiram ameaçadas ou foram importunadas por indivíduos em situação de rua, usuários de drogas, mendicantes e/ou embriagados (em junho foram 26). “Depois disso variam as ocorrências como o controle do tráfego e interdições de vias, as abordagens para averiguação de suspeitos, os encaminhamentos para o Hospital Santa Cruz e as denúncias sobre veículos estacionados de forma irregular, entre outras”, relata o diretor da GMU, Valdiney Roberto Rissato.

Também são frequentes as denúncias de pessoas em atitude suspeita próximas a residências ou estabelecimentos comerciais e casos de perturbação de sossego, os atendimentos para averiguação de situações em escolas e CMEIs, as denúncias de trânsito sobre direção perigosa e os atendimentos envolvendo animais em geral. “A GMU é uma divisão estratégica da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana) e seus agentes dedicam-se a garantir não só a segurança do patrimônio público, como também oferecem apoio aos cidadãos, além de trabalhar em conjunto com as forças de segurança do município como as polícias Civil, Militar, Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e ao Samu”, detalha.

Patrulha Escolar

A Guarda Municipal também disponibiliza uma viatura para atendimento a estabelecimentos da rede pública de ensino (escolas e CMEIs), conhecida como Patrulha Escolar. No relatório referente aos atendimentos do mês de junho de 2024, constam três atividades repressivas (uma advertência sobre bullying, um caso de agressão entre alunos e um registro de má-conduta).

Já entre as atividades preventivas, foram 105 ocorrências: 51 visitas, 30 acompanhamentos de entradas e saídas das escolas, 10 intervalos, seis acompanhamentos externos, cinco orientações a alunos, três acompanhamentos de atividades e mais cinco sessões do Projeto Bate-Papo. “Por meio deste estreitamento de relacionamento entre a Guarda Municipal e a comunidade escolar, vamos conseguir formar cidadãos mais conscientes e, consequentemente, uma cidade melhor”, analisa Rissato.

Veja abaixo o relatório de junho:

https://umuarama.pr.gov.br/files/ArquivoDiversos/arquivo/1720034946.pdf

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE