Publicidade

Cotidiano

Beneficiário do BPC deve verificar seu CadÚnico antes de procurar o Cras

07 de agosto de 2024 às 09:30
Assessoria/Secom
Publicidade

Quem é beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago pelo governo a idosos e pessoas com deficiência, precisa regularizar a situação caso ainda não esteja inscrito no Cadastro Único. O INSS iniciou um processo de revisão e, após divulgar as orientações por meio da portaria interministerial MDS/MPS nº 27/2024, fixou prazo de 90 dias para os beneficiários se adequarem.

Para isso é necessário atualizar o cadastro a partir da efetiva notificação bancária, caso os dados estejam desatualizados há mais de 48 meses, e quem ainda não tem o Cadastro Único deve se cadastrar. Na falta da ciência inequívoca da notificação bancária, ou por outros canais de atendimento, o crédito do benefício será bloqueado em 30 dias.

“Muitos benefícios do BPC são concedidos por via judicial, por isso muitas pessoas não têm o CadÚnico. Por essa situação, as unidades do CRAS estão com grande movimento de usuários em busca dessa atualização ou inserção no Cadastro Único”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Dayanne Paola Demozzi.

Esse aumento desordenado no movimento tem gerado certos transtornos para os usuários dos CRAS, bem como para as equipes de atendimento. “Muitos desses usuários não precisariam buscar atendimento nesse momento. Para a maioria deles, os dados estão regulares, tá tudo certinho. Algumas atualizações vão vencer apenas no final do ano, ou no que vem, mas esse pessoal está lotando a agenda, e quem realmente precisa não está sendo atendido como necessário”, acrescentou a secretária.

Para consultar se será necessário fazer inscrição ou atualização de dados no Cadastro Único do governo federal, o beneficiário do BPC deve acessar o “Meu INSS” por aplicativo ou no site (https://meu.inss.gov.br) e – sem precisar de login ou senha – deve consultar a aba ‘Revisão do BPC’. Somente com o CPF é possível fazer a consulta.

“Muitos beneficiários estão com medo de perder o benefício, mas devem se informar antes de agendar atendimento no CRAS. Já temos agenda lotada até outubro, por conta desse medo. O governo federal providenciou essa portaria exatamente para que os municípios tenham mais tempo, pra atender a todos. É importante se informar antes de fazer o agendamento no CRAS, para não prejudicar o atendimento às outras demandas”, alertou a coordenadora do Cadastro Único no município, Tania de Souza Marques.

A secretária Dayanne Demozzi alerta os beneficiários, também, a ficarem atentos sobre tentativas de golpes e reforça que o INSS não pede dados ou biometria facial para beneficiários do BPC. “O INSS apenas encaminha a pessoa para o CRAS. Além disso, os documentos devem ser apresentados apenas no CRAS e nunca a terceiros. O INSS liga para os usuários apenas com o telefone (11) 2135-0135 ou pelo Whats (61) 9321-0106”, completa.

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE