Cotidiano

Conselho de Saneamento Básico colabora com Prefeitura para ampliação do aterro sanitário

18 de junho de 2024 11h57

O Conselho Municipal de Saneamento Básico autorizou a destinação de recursos do Fundo Municipal de Saneamento Básico e Ambiental para custear parte da aquisição de um terreno vizinho ao Aterro Sanitário Municipal, visando futura ampliação. Em reunião na manhã desta segunda-feira, 17,os conselheiros aprovaram a liberação de R$ 800 mil e a diferença será paga pelo município.
A Prefeitura de Umuarama está negociando a compra de uma área de 11,6 alqueires de uma propriedade rural às margens da rodovia PR-482 (Umuarama a Maria Helena), exatamente ao lado do local do aterro, avaliada em R$ 2,5 milhões. “As negociações acontecem desde outubro do ano passado, mas recentemente o município e o proprietário chegaram a um acordo, possibilitando fechar o negócio”, explicou a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani.
Por meio do decreto 193/2024, o prefeito Celso Pozzobom já declarou o imóvel de utilidade pública, considerando que o município se encontra em franco desenvolvimento e expansão urbana, o que leva à necessidade de se desenvolver projetos que visem ampliar a capacidade de manejo de resíduos sólidos gerados pela população.
O aterro sanitário recebe hoje cerca de 80 toneladas diárias de resíduos volumosos e orgânicos (lixo doméstico) e a cooperativa de catadores de recicláveis consegue produzir entre 15 e 20 toneladas por mês.
“Com um volume tão expressivo, a administração municipal precisa ficar atenta à expectativa de vida de cada célula que recebe os resíduos. Com a célula atual, entregue há poucas semanas, e o terreno para ampliação, o aterro terá espaço para mais 25 a 30 anos de uso”, estimou o secretário municipal do Meio Ambiente, Waltinho Sucupira.
Os próximos passos são a notificação do proprietário e a tramitação no cartório de imóveis. “E agora, com essa nova área, podemos planejar o futuro do aterro. Precisamos de uma célula para deposição do material proveniente da varrição, folhas e galhos secos que não servem para produção de cavacos (compostagem).
O prefeito Celso Pozzobom e o secretário Waltinho Sucupira agradeceram ao presidente do Conselho de Saneamento Básico, João Carlos Assagra, bem como a toda a diretoria, por reconhecer a importância dessa parceria e aprovar a utilização dos recursos do fundo municipal.