Cotidiano

Prefeitura divulga o Regulamento do 3° Torneio de Pesca

12 de junho de 2024 17h29

Um evento para reunir famílias e amigos, o Torneio de Pesca Capital da Amizade chega à sua terceira edição como parte das comemorações do aniversário de 69 anos de Umuarama e será no dia 23 de junho, das 8h30 às 14h30. O Lago Aratimbó será o palco da festa que terá 600 vagas para pescadores com idade a partir de 5 anos – que deve necessariamente estar acompanhado de uma pessoa maior de 18 anos. O Regulamento foi divulgado na tarde desta terça-feira (11) e traz detalhes da programação.
Promovido e coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Torneio de Pesca tem apoio dos atiradores do Tiro de Guera 05-012, do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde e do Instituto Água e Terra (IAT). “Além de representar um dia de muita alegria e de integração entre as pessoas, proporcionando uma atividade de lazer aos participantes, temos um outro objetivo: identificamos a ocorrência de cardumes de tilápia e outros peixes exóticos, desta forma o Torneio ainda contribui para que possamos manter apenas espécies nativas no local”, observa o secretário Waltinho Sucupira.
As inscrições – para 600 pescadores por questão de manutenção da ordem e da segurança dos participantes – vão apenas até o final da tarde da próxima sexta-feira (14) e devem ser feitas diretamente na Secretaria de Meio Ambiente (que fica no primeiro andar do Paço Municipal, na avenida Rio Branco n° 3717 – no Centro Cívico), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. “Solicitamos duas caixinhas de leite integral (UHT) para cada inscrição realizada, produtos que serão encaminhados à Secretaria Municipal de Assistência Social para repasse a entidades e famílias cadastradas”, registra o secretário.
Como só podem participar moradores de Umuarama (sede e distritos), os interessados deverão apresentar comprovante de residência, além de documento de identificação com foto. “Ao fazer a inscrição, o participante recebe uma pulseira com um número de identificação, que deverá ser utilizada no pulso no dia do evento – a responsabilidade é toda do participante e no caso de perda, extravio ou furto, não haverá reposição e ele ficará proibido de entrar na área de pesca”, alerta Fernanda Periard Mantovani, diretora de Meio Ambiente.

Premiação
Fernanda destaca que os brindes (camisetas, bonés e outros ainda a serem definidos) serem sorteados apenas para pescadores inscritos no torneio e que pescarem pelo menos um peixe. “Lembramos ainda que os familiares, amigos e demais usuários do Lago Aratimbó, no dia do evento, não poderão acessar a área destinada aos pescadores, que será isolada para segurança dos pescadores”, detalha.
De acordo com o Regulamento, serão premiados os ganhadores de quatro categorias: pescador mais idoso, pescador mais jovem, maior espécime e maior quantidade de peixes. “Os prêmios serão os mesmos para os três primeiros ganhadores de cada categoria: 3° lugar leva uma cadeira de pescador, o segundo colocado ganha uma caixa térmica e o vencedor ganha um kit carretilha. Teremos finalmente a ‘Livre Premiação’, que será um super barco de alumínio, que será sorteado entre os participantes que pescaram ao menos um peixe. É importante ficar claro ainda que só vão receber o prêmio aqueles que estiverem no local, na hora do sorteio”, afirma a diretora.
Para o prefeito Celso Pozzobom, o Torneio de Pesca Capital da Amizade é um evento importante, de organização impecável, e que veio para ficar. “Todos os profissionais da Secretaria de Meio Ambiente dedicam-se para que a festa seja perfeita, com atrações além da própria pescaria em si: sempre temos vacinação, shows musicais, expositores, artesanato, praça de alimentação, enfim, é um dia de muita diversão. E tudo só é possível porque servidores de todas as secretarias contribuem para o sucesso desse evento imperdível”, analisa Pozzobom, acrescentando que o Torneio acontece com chuva ou frio (exceto em casos de tempestades ou outras situações imprevistas).

Pode e não pode
Ainda segundo o Regulamento, os participantes devem colaborar com a manutenção e limpeza do Lago Municipal, recolhendo e depositando os restos de alimentos, de bebidas, embalagens de papéis, latas, sacos plásticos ou quaisquer outros materiais a serem descartados, em lixeiras disponibilizadas para este fim e que se encontram ao redor do lago. “O pescador não pode retirar a pulseira de identificação em hipótese alguma, assim como não pode trocar de lugar com familiares e/ou amigos durante o período do evento”, avisa José Guilherme de Oliveira Junior, diretor de Saúde, Proteção e Bem Estar Animal.
Ele indica que só podem ser usados os equipamentos de pesca como caniço, vara de bambu (de curto alcance), vara telescópica, molinete e carretilha. “Não será permitido o uso de embarcações, tarrafas, redes, covos, fly, pesca subaquática, besta, espinhel e boias de arremesso com mais de um anzol. Também é proibido devolver o peixe capturado, o uso de iscas artificiais, nadar, consumir bebida alcoólica na área destina à pesca e utilização de equipamentos de som. Um detalhe mais que importante é que os espécimes cascudo e piramboia não contabilizaram na classificação, nem para concorrer aos prêmios”, adverte Junior, relatando ainda que poderão ser sorteados mais prêmios entre os competidores como forma de agradecimento pela participação.