Publicidade

Impresso

Empresas e instituições podem se inscrever para serem pontos de coleta de recicláveis

24 de julho de 2024 às 18:06
Sistema de informação sobre os locais que recepcionam materiais está disponível no site da Prefeitura – Assessoria/Secom
Publicidade

Em funcionamento desde o dia 16 de maio, o ‘Rota Ambiental’ informa, com precisão, onde o cidadão pode e deve realizar o descarte correto de materiais (recicláveis ou não). No site da Prefeitura há um banner que leva diretamente ao programa, criado e coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que agora está procurando mais empresas e instituições parceiras para serem voluntárias como postos de recebimento de resíduos.

Além de indicar onde o morador pode selecionar o tipo de material que quer descartar, a Rota Ambiental traz os endereços do Aterro Sanitário e Cooperativa de Reciclagem. “Também disponibilizamos o calendário de coleta orgânica e coleta seletiva, com informações atualizadas e muito úteis para que os moradores possam se programar para ‘colocar o lixo pra fora’. O programa é o mapa de Umuarama no Google Maps e traz todas as ruas da cidade”, indica o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira.

Ele relata que para alguns tipos de materiais há vários parceiros, caso dos pontos que recebem pilhas e baterias: são 56 endereços. “Porém, para outros materiais, as unidades de recebimento são poucas, como por exemplo para lixo eletrônico, em que só a Aciu está inscrita, e pneus, que temos só a Euvan Pneus (na avenida Rio Grande do Norte n° 2480) cadastrada como parceira. Lâmpadas podem ser descartadas nos supermercados Planalto e Amigão, e óleo de cozinha usado pode ser levado ao supermercado Amigão, na Saau, na Sanepar e no Aterro”, detalha.

Fernanda Periard Mantovani, diretora de Meio Ambiente, comenta que em dois meses quase 5 mil pessoas já acessaram o programa Rota Ambiental. “Mesmo considerando que o serviço de consulta é bem explicado e de fácil manuseio, nós, da Secretaria de Meio Ambiente nos colocamos à disposição. E as empresas que quiserem entrar conosco nessa luta para melhorar o sistema de coleta e destinação correta de materiais, por favor entre em contato pelo telefone (44) 3621-4141, ramal 101”, recomenda.

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE