Saúde

Baixa procura pela vacina contra raiva e os faltantes não podem participar do Castrapet

Todos as vacinas não utilizadas foram destinados à Saau, que já iniciou ação de imunização de cães e gatos – Assessoria/Secom
15 de agosto de 2024 09h00

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal investiu para realizar em Umuarama um importante projeto de saúde pública: a vacinação gratuita de cães e gatos contra a raiva. Exatamente 270 doses foram disponibilizadas para famílias em vulnerabilidade registradas no CadÚnico e todas as vagas foram rapidamente preenchidas. Porém, deste total, apenas 53 tutores compareceram à ação.

O secretário Waltinho Sucupira lamentou a baixa adesão (19,6%) à iniciativa promovida pela Secretaria de Meio Ambiente. “Caso um tutor queira aplicar a vacina antirrábica em seu pet, pagará cerca de R$ 50 em clínicas ou mercados locais. E disponibilizamos tudo de graça, medicamento, profissionais e estrutura para a realização da imunização e menos de 20% dos inscritos comparecer é algo que realmente nos afligiu bastante”, declarou.

O veterinário José Guilherme de Oliveira Júnior, diretor de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal também lamentou o alto índice de desistência, destacando que os tutores deveriam se preocupar – e muito – com a questão da proteção de seus animaizinhos. “A vacina antirrábica é necessária para manter seu animal de estimação protegido contra essa doença, que tem índice de mortalidade de praticamente 100%, e a proteção se estende também ao tutor e seus familiares, porque a raiva é transmissível ao ser humano. Infelizmente creio que as famílias que se inscreveram perderam uma grande oportunidade”, registra.

Fora do CastraPet

A diretora de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani, faz questão de esclarecer que a ação de imunização contra a raiva faz parte de um projeto maior. “A data ainda não foi definida, mas uma nova fase do CastraPet (Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos), realizado pelo Governo do Estado, volta a Umuarama. E todas as pessoas que se inscreveram para vacinar seus pets contra a raiva e desistiram ou simplesmente poderão ser vedados de participar do CastraPet. Não se trata de uma punição, pois um grande número de desistências pode prejudicar o andamento do projeto”, comenta.

Educação Ambiental

A Escola Municipal Souza Naves será palco de uma outra fase do projeto de Proteção e Bem-Estar Animal: na próxima terça-feira (20) uma ação vai distribuir cartilhas produzidas especialmente para orientar as crianças quanto aos cuidados e a adoção de cães e gatos.