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Saúde

Pronto Atendimento realiza quase 85 mil consultas no primeiro semestre de 2024

16 de julho de 2024 às 18:10
Com relação ao grau de risco, mais de 53% dos atendimentos foram classificados como ‘pouco urgentes’ - Assessoria/Secom
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Desde dezembro de 2019 o Pronto Atendimento Dr. Cândido Garcia – mais conhecido como P. A. 24 Horas – centraliza os atendimentos a casos de urgência e emergência, tendo se firmado como um dos mais importantes centros de socorro à população de Umuarama. Para se ter uma ideia, apenas entre os dias 1° de janeiro e 30 de junho de 2024, foram realizados 84.728 atendimentos dos mais diversos (veja tabela nesta página); uma média de 7.484 por mês (295 pessoas por dia).

Segundo o relatório divulgado nesta terça-feira (16), com relação à classificação de risco, dos quase 85 mil acolhimentos, 45.081 (53,21%) dos atendimentos são avaliados como ‘pouco urgentes’; em segundo lugar, com 12.353 (14,58%), os casos classificados como ‘não urgentes’; e em terceiro lugar, com 10.773 (12,72%), os classificados como ‘urgentes’. “Tivemos ainda os atendimentos classificados como ‘muito urgentes’, com 227 casos (0,27%), 80 casos de ‘emergências’ (0,09%) e 977 pessoas (1,15%) que não foram atendidas”, detalha Cíntia Braga, coordenadora do PA.

Ela conta que 23 médicos revezam-se na recepção dos pacientes, que não param de dar entrada na unidade que funciona de segunda a segunda, 24 horas por dia, 365 dias por ano. “Não importa se é feriado nacional, religioso, político: estamos sempre em plantão para oferecer consultas, exames, auxílios, orientações e assistências necessárias para que o cidadão seja socorrido da melhor maneira possível. Das 7h às 13h temos seis médicos, das 13h às 19h são sete médicos, das 19h à 1h mais sete médicos, e da 1h às 7h, três médicos”, relata.

Cíntia especifica ainda que a escala de plantão no PA é de 12h por 36h, com cada período composto por uma equipe de três enfermeiros, um farmacêutico, dois serviços gerais e uma colaboradora, dois auxiliares administrativos, um condutor socorrista, dois assistentes sociais (manhã e tarde) e um técnico de Raio-X por período. “Na equipe técnica de enfermagem contamos com nove colaboradores por período, uma copeira e uma nutricionista em horário comercial de segunda a sexta-feira, todos treinados e capacitados”, indica.

Ainda de acordo com o relatório, 68% dos casos são classificados como ‘pouco urgentes’ e ‘não urgentes’, pessoas que poderiam ser atendidas nas unidades básicas de saúde. “Muitos pacientes têm uma grande resistência em serem atendidos na Atenção Primária em Saúde (APS). Muitos desses casos poderiam ser atendidos na UBS, onde serão realizadas investigação e exames complementares, caso necessário”, observa.

CASOS ESPECÍFICOS

O PA destina-se a atender pacientes com parada cardiorrespiratória, acidente vascular cerebral (AVC), derrame, dor no peito (suspeita de infarto), anafilaxia (reação de hipersensibilidade aguda), falta de ar intensa (dispneia), picada de insetos ou animais peçonhentos, intoxicações e envenenamentos, trauma (suspeita de fratura) ou lesões causadas por acidentes, suturas, convulsões, ferimentos provocados por arma de fogo ou arma branca, politraumas, queimaduras ou tentativas de homicídio e suicídio.

A coordenadora relata que a unidade mantém, além desses casos, atendimentos a surtos psicóticos e traumas de região ocular, além de casos de falta de ar intensa e crises asmáticas exacerbadas. “As UBS funcionam até às 17h. Após este horário e nos fins de semana os atendimentos são feitos no PA. Porém nós pedimos à população que em casos que não são de gravidade, evitem buscar a unidade pelo menos nos horários de maior pico – que são o horário de almoço e o início da noite”, solicita.

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