Saúde

Quase 100 casos de infecções sexualmente transmissíveis foram registrados em 2024

Assessoria/Secom
9 de agosto de 2024 10h00

Durante o Julho Amarelo, devido às ações realizadas pelo Ambulatório de Infectologia de Umuarama, exatamente 332 pessoas realizaram testes rápidos de hepatites virais. E, de acordo com um levantamento apresentado ontem (8), em sete meses de 2024, quatro casos de hepatite B foram diagnosticados – durante o ano passado inteiro foram dois casos.

Outro dado que coloca a Secretaria Municipal de Saúde em estado de atenção, é a confirmação de 57 casos de sífilis, 16 de HIV/Aids e 14 de tuberculose. “Também tivemos o registro de cinco casos de hanseníase e um caso de leishmaniose. Desta forma chegamos a 97 casos de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) nesse período. Vale destacar que a maioria dessas doenças são preveníveis com o uso de preservativos, item distribuído gratuitamente em diversos pontos da cidade”, registra.

Maria de Lourdes Gianini, coordenadora do Ambulatório Municipal de Infectologia, comenta que a sífilis, IST recordista em entre os diagnósticos deste ano, é curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. “Ela se apresenta em diferentes estágios: no primário aparece uma ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria, que aparece entre 10 a 90 dias após o contágio. Ela não dói, não coça, não arde e não tem pus, podendo estar acompanhada de ínguas (caroços) na virilha”, detalha.

No estágio secundário os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial. “Pode ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Essas lesões são ricas em bactérias e pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo. O terceiro estágio pode surgir de dois a 40 anos depois do início da infecção, com sinais e sintomas como lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte”, alerta.

TRATAMENTO EFICAZ

O Ambulatório de Infectologia de Umuarama é uma clínica ampliada, mantida pela Secretaria Municipal de Saúde, que reúne profissionais especializados no atendimento a agravos de IST’s. “Pacientes diagnosticados são atendidos por equipe multidisciplinar completa: clínico geral, médico infectologista, dermatologista, psicóloga, enfermeiras e estagiários, sem custo algum ao cidadão”, descreve a coordenadora, acrescentando que o Ambulatório fica na rua Perobal n° 4488 e a porta de entrada são as unidades de saúde.