Publicidade

Saúde

Vacinas contra gripe, Covid e hepatite são as mais procuradas nas UBSs da cidade

01 de agosto de 2024 às 11:00
Segundo balanço da Secretaria de Saúde, de janeiro a julho deste ano mais de 45.300 pessoas foram imunizadas – Assessoria/Secom
Publicidade

A Divisão de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama trabalha constantemente para manter os estoques e promover a vacinação dos cidadãos contra as principais doenças chamadas de imunopreveníveis. Em Umuarama, de janeiro a julho, 45.325 vacinas foram aplicadas nas 22 unidades de saúde, considerando apenas as mais conhecidas – 56% em adultos e 44% em crianças.

Segundo o levantamento, a vacina contra a influenza é, de longe, a mais procurada pela população. “Quase 23 mil pessoas (sendo 19 mil adultos) tomaram o imunizante contra a Influenza trivalente, que é a gripe comum, protegendo contra o H1N1, o H3N2 e Influenza B. Em segundo lugar foram as vacinas contra a poliomielite e em terceiro vêm as vacinas contra as hepatites virais, cujo mês de julho foi totalmente dedicado a estimular essa prevenção. Em quarto lugar ficou a vacina pentavalente, que protege contra a poliomielite, a difteria, o tétano, coqueluche e infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B”, detalha Vitoria Todero Uliana, responsável pelo setor.

Vitória conta que existem pelo menos 25 doenças que podem ser prevenidas por vacinas no Brasil, de acordo com o calendário de vacinação que faz parte do Plano Nacional de Imunização. “Algumas dessas doenças são gravíssimas, patologias causadas por vírus e bactérias que são transmitidas de uma pessoa para a outra de diversas formas. As vacinas são fundamentais e devemos tomar praticamente durante toda a vida. As primeiras delas é a BCG (dose única contra formas graves de tuberculose) e a contra hepatite B, ambas devem ser aplicadas nas primeiras horas de nascimento do bebê. Depois é seguir o calendário e ficar atento para sempre”, observa.

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE