Impresso

Projeto Umuarama 2050 realiza conferência de identidade organizacional na Unipar

Assessoria/Secom
16 de julho de 2024 20h00

Mais uma etapa do cronograma de elaboração do Plano Umuarama 2050 foi cumprida nesta semana. Durante dois dias (segunda, 15 e terça-feira, 16) estiveram reunidos secretários e diretores das secretarias municipais, representantes do Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU), o prefeito Celso Pozzobom, empresários, técnicos e membros da sociedade civil organizada para a Conferência de Identidade Organizacional, realizada em espaços cedidos pela Universidade Paranaense (Unipar) na sede e no campus 3.

O grupo de trabalho reúne em torno de 200 empresários e lideranças do município, focados na construção de uma visão de futuro para Umuarama, a qual orientará as ações de planejamento de longo prazo.

“É muito importante contar com a presença da sociedade contribuindo para que tenhamos um futuro promissor. A conferência teve uma etapa voltada aos secretários municipais, técnicos da Prefeitura e diretores do CDU, e nesta terça o tema foi aberto para empresários e lideranças da sociedade civil”, explicou o diretor de Indústria e Comércio e coordenador da Casa do Empreendedor de Umuarama, Sérgio Vercezi Filho.

O presidente do CDU, empresário Valcir Simão, destacou a importância de juntar a visão dos membros das câmaras técnicas do conselho de desenvolvimento com o pessoal da área técnica da Prefeitura, sob a coordenação da equipe da Fundação Dom Cabral, contratada para a elaboração do plano.

Para o consultor Fernando Rabelo, da Fundação Dom Cabral, é uma honra coordenar o processo ao lado da Prefeitura e do CDU. “Essa é uma etapa fundamental do planejamento estratégico de Umuarama. Estamos definindo hoje a visão de futuro da cidade, de longo prazo, para 2050, de forma colaborativa com a sociedade civil”, explicou.

“Depois vamos desdobrar essa visão em objetivos estratégicos, metas e indicadores que vão mostrar como avançaremos rumo ao nosso objetivo, e também em projetos, iniciativas e ações que darão concretude a esta estratégia e que vão traçar o caminho a ser percorrido percorrer até essa visão de futuro, até 2050”, completou.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, que coordena esse processo na parte do município, afirmou que o momento é de muita alegria para a equipe que iniciou esse processo ver o envolvimento da sociedade umuaramense em busca de um bem comum, que é o desenvolvimento.

“Temos aqui pessoas de várias instituições, representando entidades e setores, pessoas que se preocupam com o futuro de Umuarama, envolvidos nessa conferência e pensando no melhor para nossa cidade. Este é um momento histórico e pela grande adesão o programa Umuarama 2050 já é um sucesso e certamente vai mudar a história do nosso município”, resumiu.

O prefeito Celso Pozzobom, em nome do município o patrocinador dessa ideia, avaliou positivamente o trabalho nos dois dias da conferência. “Um grande número de pessoas da nossa sociedade esteve aqui, debatendo a Umuarama que queremos em 2050. São pessoas bastante envolvidas e participativas, o que é para a gente motivo de felicidade, de orgulho. É muito bom apresentar essa ideia e as pessoas corresponderem e se mostrarem preocupadas com o crescimento e o futuro de Umuarama”, emendou.

Em nome da Unipar, que apoia a construção do plano e fornece logística, espaços e a tecnologia de mídia para os encontros, o diretor Bruno Oliveira disse que este é um passo histórico. “A Unipar participou de 52 anos da história de Umuarama e quer estar junto mais meio século à frente. Esse planejamento é peça fundamental para estipularmos onde nós queremos chegar. Sem isso não conseguimos enviesar os esforços para onde eles têm que ir, num trabalho comunitário em conjunto e coeso que vai direcionar os esforços de toda a sociedade para um bem comum”, resumiu.