Meio Ambiente

Inscritos no programa de vacinação contra raiva devem atender telefonema da Secretaria de Meio Ambiente

Imunização dos animais será na terça-feira, 13 de agosto, na Clínica Saau - Assessoria/Secom
10 de agosto de 2024 10h00

Todas as 270 vagas disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal para o programa de imunização de cães e gatos contra a raiva foram preenchidas – elas foram destinadas a pessoas e famílias em vulnerabilidade inscritas no CadÚnico. A vacinação será na próxima terça-feira (13) a partir das 9h na Clínica Veterinária da Saau, porém os inscritos devem confirmar a presença por meio de um telefonema, que é feito pela secretaria.

De acordo com o secretário Waltinho Sucupira, muitas pessoas estão ignorando as chamadas realizadas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente. “Dos 270 inscritos, apenas uns 100 atenderam ao telefonema que realizado da central telefônica da Prefeitura, que possui dezenas de números – todos começando com (44) 3621-41 ‘alguma coisa’. Provavelmente devem achar que é trote por ser um telefone desconhecido ou não cadastrados. Mas é preciso alertar que, caso não atender e confirmar o horário da vacinação, ele vai perder a vaga”, avisa.

Caso aconteça de ‘sobrar’ vacinas desse lote de 270 unidades adquirido pela administração municipal, os imunizantes serão destinados à vacinação de cães e gatos que vivem sob a proteção da Saau (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama), como explica a diretora de Meio Ambiente Fernanda Periard Mantovani. “No momento da inscrição, os tutores dos animaizinhos foram informados de que entraríamos em contato dentro de alguns dias, ou seja, eles devem ficar atentos, pois o prazo está se esgotando”, comenta.

PRETEJA SEU BICHINHO

A raiva não tem cura e seu índice de letalidade é de praticamente 100%, ou seja, trata-se de um importante problema para a saúde pública. Desta forma a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal de Umuarama faz um alerta para que a população providencie a imunização de seus pets (cães e gatos). “Embora a raiva esteja controlada no Brasil, os tutores de animais são obrigados por lei a aplicar uma dose da vacina por ano. Os bichos devem receber a primeira dose aos 6 meses de idade e o reforço deve ocorrer anualmente”, explica Fernanda, acrescentando que há uma crendice popular que atribui o mês de agosto como o ‘mês do cachorro louco’ justamente por ser um período de maior incidência da proliferação do vírus da raiva.