Mais um trecho de 3,5 km da Estrada Pioneiro, que liga a cidade – por meio da PR-482 – ao distrito de Lovat começou a receber capa asfáltica nesta quinta-feira, 7. O prefeito Fernando Scanavaca reuniu vereadores, secretários municipais e a comunidade para o ‘pontapé’ inicial em uma nova maneira de pavimentar estradas: totalmente sem custos para os produtores rurais beneficiados.
Após agradecer aos servidores municipais do setor de Obras, aos produtores pela confiança e aos vereadores, o prefeito destacou que ao antecipar a devolução de sobras de recursos destinados ao Legislativo – normalmente feita no final do ano –, a Câmara possibilitou à Prefeitura utilizar o dinheiro em melhorias como a pavimentação da Estrada Pioneiro.
Scanavaca também citou a economia por realizar a pavimentação com equipe própria e maquinário do município, em vez de contratar uma empreiteira. “Com o mesmo dinheiro faremos o dobro do asfalto. Convidei os vereadores para mostrar o que estamos fazendo com os recursos economizados pelo Legislativo e para mostrar à população que temos capacidade de fazer asfalto com agilidade e qualidade, com a metade dos recursos”, apontou.
Em nome da Câmara, o vereador Jabá da Carroceria disse que a obra é o sonho da comunidade de Lovat. “Só temos a agradecer por esse incentivo para o pessoal que trabalha na cidade, e logo não precisará mais pegar a rodovia, que é perigosa. Teremos a estrada aqui para chegar rápido a Umuarama. Essa aqui é a primeira de muitas que serão pavimentadas sem custos para os proprietários”, afirmou, na presença do presidente da Câmara, Luiz Antônio, e dos vereadores Clebão dos Pneus, Cris das Frutas, Ednei do Esporte, Lucas Grau, Marquinhos do Climério e Newton Soares, também presentes.
Com equipamentos do município e mão de obra de servidores, a pavimentação da Estrada Pioneiro deve custar em torno de R$ 1,7 milhão (custo do material). “Com essa economia, a Prefeitura não vai cobrar nada dos proprietários rurais. Eles vão apenas plantar grama nas laterais da estrada, na frente de suas propriedades”, acrescentou o secretário de Obras, Renato Caobianco.
O prefeito informou ainda que pretende investir mais R$ 25 milhões em recursos do governo do Estado a fundo perdido na pavimentação de aproximadamente 50 km de estradas rurais com mão de obra própria, sem custos para os beneficiados – “com empreiteiras seria possível apenas 25 km de asfalto”, disse.
Para isso a Prefeitura está criando uma empresa pública de pavimentação, adquirindo mais equipamentos – dois rolos compactadores, dois caminhões e duas escavadeiras hidráulicas, com recurso do Estado a fundo perdido –, e uma nova equipe de servidores será montada para agilizar a preparação do solo, que é a parte mais difícil da pavimentação. “Agradeço o entendimento que tivemos com os vereadores para poder investir as sobras da Câmara em melhorias, como essa aqui”, completou Scanavaca.
A expectativa da Secretaria Municipal de Obras é avançar um quilômetro por mês e finalizar a pavimentação em cerca de 70 a 90 dias, conectando a Pioneiro – também conhecida como Estrada Velha de Lovat – ao entroncamento com a Estrada Juvenal, na altura do condomínio Vila Serena Resort.
Mín. 8° Máx. 20°