A conscientização pelo fim da violência à mulher ganhou as ruas da região central de Umuarama. Na última segunda-feira, 11, e ontem (terça-feira, 12), um grupo de mulheres caminhou pela avenida Paraná – desde a Praça Miguel Rossafa até a região da antiga rodoviária – distribuindo panfletos da campanha ‘Agosto Lilás’ e visitando o comércio local.
Elas integram o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social. “Nossa intenção é levar informação às colaboradoras do comércio, acerca da campanha pelo fim da violência à mulher, realizada em todo país”, comentou a coordenadora do CRAM, Marcia Cristina de Souza.
O ‘Agosto Lilás’ remete à criação da Lei Maria da Penha, que completa 19 anos em defesa da mulher. A secretária de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco, acompanhou a atividade e destacou o papel da sociedade nessa luta. “Precisamos propagar a cultura da não violência, da proteção e valorização à mulher e denunciar qualquer caso de violência. Esse é o nosso papel, além de desenvolver políticas públicas efetivas”, apontou.
Os números justificam as ações de combate à violência contra a mulher. O Paraná registrou um crescimento de 34,4% nos casos de violência doméstica, no último ano, bem como aumento no número de medidas protetivas emitidas (24,6%, passando de 41,2 mil para 51,4 mil).
O Estado possui o telefone 181 para denúncias anônimas, que já recebeu 86 mil denúncias de violência contra a mulher até julho. Entre os tipos de violência mais relatados, destacam-se a física (35.665 casos), psicológica (24.021 casos) e sexual (3.085 casos).
Mín. 12° Máx. 25°