Após um mês de trabalho, cerca de 1/3 da Estrada Pioneiro já recebeu pavimentação asfáltica implantada pela Prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos. A previsão é que os 3,5 km da estrada, que liga a cidade por meio da PR-482 ao distrito de Lovat, estejam finalizados nos próximos 60 dias.
No último dia 7 o prefeito Fernando Scanavaca reuniu vereadores, secretários municipais e a comunidade para visitar a obra, que iniciou uma nova maneira de pavimentar estradas: totalmente sem custos para os produtores rurais beneficiados, neste caso aproveitando a devolução de sobras de recursos destinados ao Legislativo, antecipada com o aval dos vereadores.
Outro fator que possibilitou a obra sem custos aos proprietários rurais foi a economia, por realizar a pavimentação com equipe própria e maquinário do município, em vez de contratar serviço terceirizado. “Com isso conseguimos fazer o serviço pela metade do preço. Temos capacidade de fazer asfalto com agilidade e qualidade, praticamente com a metade dos recursos de um serviço feito por empreiteiras”, explicou o prefeito.
A pavimentação da Estrada Pioneiro é estimada em cerca de R$ 1,7 milhão, praticamente o custo do material. Os proprietários rurais atendidos com esta melhoria vão plantar grama nas laterais da estrada e na frente de suas propriedades, “o que está sendo feito paralelamente à aplicação da capa asfáltica, que já atingiu 1.200 metros”, acrescentou o secretário de Obras, Renato Caobianco.
Com o asfalto, as propriedades rurais terão acesso facilitado ao distrito de Lovat e também ao perímetro urbano de Umuarama, sem a necessidade de transitar pela movimentada rodovia PR-323. A via, também chamada ‘Estrada Velha de Lovat’, é muito utilizada ainda para atividades esportivas, como corridas, caminhadas e ciclismo.
Mín. 16° Máx. 34°