Em tempos de poucas chuvas, o risco de incêndios no meio rural aumenta de forma considerável. Para evitar que o produtor tenha esse tipo de prejuízo, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Faep e o Sindicato Rural de Umuarama se uniram para oferecer um curso, de 4 a 6 de setembro, que traz medidas preventivas e técnicas de combate a incêndios para minimizar os danos com segurança.
O curso é indicado para trabalhadores da brigada ambiental e produtores rurais interessados em aprender medidas de prevenção e técnicas seguras de combate aos incêndios ambientais. Nas 24 horas de aula, o participante vai obter conhecimentos fundamentais sobre o fogo e o processo de combustão, para melhor entendimento dos tipos de incêndios ambientais e suas formas de propagação.
“Além ações de prevenção, quem fizer o curso aprenderá técnicas de combate aos incêndios florestais, destacando as ferramentas e os equipamentos utilizados na abertura de aceiros e no combate direto ao fogo”, explica o secretário do Meio Ambiente de Umuarama, Cláudio Marconi.
Conforme organizadores, o treinamento de recursos humanos e o planejamento prévio das ações – desde a detecção prematura do incêndio – são essenciais para a proteção das pessoas, minimização das perdas materiais e sucesso na operação de extinção do incêndio.
O curso terá ainda conceitos de primeiros socorros para orientar os participantes sobre o atendimento pré-hospitalar em caso de acidentes. A inscrição é gratuita e ao final haverá entrega de certificado com o selo Faep e Senar. As vagas são limitadas ao número de 15 participantes. Os interessados devem entrar em contato pelo fone (44) 3623-2646 ou e-mail sindicatoumuarama@gmail.com. É necessário ter mais de 18 anos, ser alfabetizado e ter boas condições de saúde.
Mín. 21° Máx. 33°