O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial, e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) assinaram ontem (terça-feira, 2) um termo de cooperação técnica com o objetivo de promover o ecossistema de inovação e modernizar processos para o desenvolvimento de soluções inovadoras aumentando a eficiência para o aprimoramento do controle externo sobre a gestão pública.
O acordo, que terá vigência inicial de 24 meses, prevê a colaboração entre as duas instituições por meio do intercâmbio de informações estratégicas que favoreçam a criação de um ambiente de inovação, a promoção de eventos voltados ao tema, além da capacitação dos servidores com o mesmo objetivo. O documento também propõe o desenvolvimento de projetos-piloto com foco em inteligência artificial, transformação digital e novas tecnologias.
O secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, destaca que a parceria representa um avanço para a inovação e modernização da gestão pública.
“Acreditamos que o uso de ferramentas como inteligência artificial, automação e análise de dados será fundamental para ampliar a capacidade de atuação do governo e do controle externo. A expectativa é que o acordo impulsione a modernização constante das atividades do Tribunal de Contas e do Governo do Estado”, afirmou.
A parceria permitirá a capacitação técnica de servidores das duas instituições estimulando a colaboração institucional e fortalecendo a cultura de inovação no setor público.
Para o presidente do TCE-PR, conselheiro Ivens Linhares, a assinatura do Termo de Cooperação com a SEIA representa um marco. “Este convênio é o resultado de um trabalho que já vem sendo construído há algum tempo entre o Tribunal e a secretaria. Para nós, a inovação é um dever do Estado e um direito do cidadão, na medida em que resulte na prestação de serviços públicos melhores e mais eficientes à população”.
O termo não envolve transferência de recursos financeiros entre os órgãos, mas estabelece responsabilidades de cada instituição. A SEIA ficará responsável por liderar iniciativas de inovação, disponibilizar equipes especializadas, propor e coordenar eventos e capacitações, além de apoiar a implementação de soluções tecnológicas.
Já o TCE-PR disponibilizará servidores com expertise em gestão pública e tecnologia, oferecerá infraestrutura para eventos e colaborará na validação de projetos-piloto.
Mín. 21° Máx. 33°