Uma série de ações implementadas pela Secretaria Municipal de Educação, a partir de janeiro deste ano, permitiu um feito importante para pais ou responsáveis por crianças que aguardam vaga na Educação Infantil de Umuarama.
A espera, gerenciada pelo sistema Fila Única, foi drasticamente reduzida e, desde ontem (3), praticamente não há fila – a não ser quando existe a preferência dos pais por um estabelecimento de ensino específico. Para o início do ano letivo de 2025 foram convocadas cerca de 1.200 crianças que aguardavam na espera. Ao longo do ano, o sistema chegou a aproximadamente 2 mil convocações. Hoje são cerca de 200 crianças aguardando vaga – número que será ainda mais reduzido com nos novos berçários em 2026.
Já pensando no próximo ano, a gestão municipal planeja ampliar um dos segmentos com maior demanda, o berçário, que atende crianças a partir dos quatro meses de vida. Por determinação do prefeito Fernando Scanavaca, e com um trabalho apurado da Secretaria de Educação, foram criadas novas salas para atendimento em berçário e um número expressivo de novas vagas serão abertas no próximo ano letivo.
“Para 2026, passaremos a contar com mais dez centros municipais de Educação Infantil (CMEIs) com turmas de berçário. O dobro do que temos hoje. Serão 19 unidades educacionais atendendo a essa faixa etária”, anunciou a secretária municipal de Educação, Letícia Labiak Pereira.
As novas turmas serão instaladas nos CMEIs Cecília Meireles, Maria Arlete Alves dos Santos, Professora Nelly Gonçalves, Rachel de Queiroz, São Cristóvão e São Francisco de Assis, e nas escolas municipais Analides de Oliveira Caruso, Benjamin Constant, Carlos Gomes e Vinícius de Morais, que também contam com educação infantil.
Com esse reforço na oferta de vagas, o tempo de espera na fila será reduzido ainda mais. “A perspectiva é que a espera se restrinja apenas aos casos em que os pais aguardam vagas em estabelecimentos específicos, como CMEIs próximos de suas casas ou com opção de tempo integral”, acrescentou a coordenadora geral pedagógica da Secretaria de Educação, Katia Azevedo.
Mín. 20° Máx. 31°