A equipe do Cadastro Único (CadÚnico) da Secretaria Municipal de Assistência Social está empenhada no recadastramento dos beneficiários unipessoais do Programa Bolsa Família (PBF) em Umuarama. O trabalho compreende entrevistas domiciliares, por meio de mutirões nos bairros com maior concentração de beneficiários, e também via agendamento na sede do CadÚnico.
Conforme os dados mais recentes, Umuarama conta hoje com 546 cadastros unipessoais ativos, recebendo regularmente o benefício, que devem obrigatoriamente passar pelo recadastramento para evitar a suspensão e posterior cancelamento do pagamento mensal.
“Os mutirões acontecem aos sábados, dia em que os beneficiários podem ser encontrados em casa mais facilmente”, explica a coordenadora do Cadastro Único no município, Tania de Souza Marques.
Mesmo assim, muitos não estão sendo encontrados em casa e alguns até já se mudaram de endereço. “O pessoal deve aguardar a visita da equipe do CadUnico ou entrar em contato para agendar a visita. Conforme a legislação, quem não passar pela entrevista não pode ingressar no Bolsa Família, e se já estiver inscrito pode perder o benefício”, acrescenta a coordenadora.
É o que diz o decreto federal nº 12.417/2025, ao estabelecer que “famílias compostas de uma só pessoa sem inscrição ou atualização cadastral realizada por meio de entrevista em domicílio não poderão ingressar no Programa Bolsa Família enquanto não forem realizadas essas ações”.
No início de agosto o mutirão foi realizado no Conjunto Habitacional Sonho Meu, onde foram feitas 46 visitas – o bairro tem o maior aglomerado de beneficiários unipessoais do PBF. Já no final do mês passado, no dia 30, outro mutirão visitou 227 pessoas em vários bairros, porém a maioria não se encontrava em casa.
“Agora vamos organizar mais um mutirão num dia de sábado, no próximo mês, e depois faremos os agendamentos no meio de semana, em horário normal de expediente”, completou Tania Marques.
Onde os beneficiários não são encontrados a equipe deixa um recado por escrito, orientando-os a procurar o CadÚnico e agendar um horário para a entrevista domiciliar. O contato pode ser feito pelos telefones (44) 98824-1559 ou 2030-0105, ou pessoalmente na rua Piuna, 4146 (ao lado do salão da igreja São José Operário).
Mín. 20° Máx. 31°