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Paraná poderá implantar modelo de Bonde elétrico em várias regiões

Sistema terá fase de testes na Região Metropolitana de Curitiba e poderá se estender para outras regiões

05/09/2025 às 13h28
Por: Alex Miranda
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Roberto Dziura Jr/AEN
Roberto Dziura Jr/AEN

O governador Ratinho Junior e o secretário das Cidades, Guto Silva, apresentaram nesta quinta (04/09) o Bonde Urbano Digital (BUD), tecnologia chinesa de transporte coletivo sem trilhos, que será implantado inicialmente na Região Metropolitana de Curitiba, mas que poderá ser expandindo a outras cidades do Paraná.

A ideia é que, se aprovado neste teste, o veículo seja incluído no sistema de transporte metropolitano, podendo também ser expandido a outras cidades do Paraná. No período de testes serão avaliadas questões como a manutenção, comportamento do veículo no trânsito da cidade, se a população aprova esse meio de transporte e alternativas para amplitude a esse projeto com novos veículos e novas linhas.

O secretário das Cidades, Guto Silva, ressaltou que o modelo representa mais um salto tecnológico importante, acompanhando o dinamismo do Estado. "O Paraná é reconhecido como um dos estados mais inovadores e sustentáveis do Brasil, e um dos pioneirismos é justamente na adoção de modelos de transporte eficientes. Estamos investindo muitos recursos nas cidades, melhorando a qualidade de vida e promovendo novidades que possam colaborar com o desenvolvimento econômico", disse ele.

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Com a adoção desse novo modelo, o Paraná se torna o primeiro estado da América do Sul a adotar oficialmente o sistema, que une inovação, sofisticação, sustentabilidade, conforto e baixo custo. O novo sistema é fruto de um investimento da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), vinculada à Secretaria das Cidades, pasta comandada por Guto Silva.

Como funciona o BUD

Elétrico e com pneus, é guiado no asfalto por indução magnética por um “trilho virtual”, feito por meio de marcadores magnéticos e sensores no asfalto, sem trilhos físicos; o valor da passagem é de R$ 5,50; possui tamanho de 30 metros de comprimento e transporta até 280 passageiros; percorre trajetos na fase experimental de 10 quilômetros, ligando o Terminal de Pinhais ao Terminal São Roque, em Piraquara, na RMC. É sustentável, pois trata-se de um veículo 100% elétrico e movido a energia renovável e sua recarga é feira por dispositivo no teto, que coleta energia durante a operação. Em 12 minutos completa a carga carga com autonomia de 40 quilômetros contínuos.

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