O Governo do Paraná iniciou os serviços de terraplanagem e drenagem para a pavimentação da estrada que liga a área urbana de Marilena à região de Porto Maringá, às margens do Rio Paraná, um dos destinos mais visitados da Costa Noroeste do Estado. A obra, que já está com 7% de execução, representa um investimento de R$ 60,7 milhões da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seil) e contempla 11 quilômetros de rodovia, atualmente de terra, além de cerca de 800 metros de vias municipais.
A pavimentação atende a uma demanda antiga da população e vai facilitar o deslocamento de moradores, produtores rurais e turistas. Além de melhorar a mobilidade entre a cidade e o Porto Maringá, a obra deve ampliar o potencial turístico da região, conhecida pelas prainhas de água doce que atraem veranistas, pescadores e praticantes de esportes náuticos.
O local também é ponto de partida para passeios até a Ilha de Guadalupe, popularmente chamada de Ilha dos Pneus, e para contemplar o encontro dos rios Paraná e Paranapanema, dois dos mais importantes do Estado. Esses atrativos colocam a Costa Noroeste entre os destinos turísticos emergentes do Paraná, fortalecendo a economia de cidades que vivem não apenas da agricultura, mas também do lazer e da hospitalidade.
Embora seja de responsabilidade municipal, a estrada recebeu aporte estadual por meio de convênio assinado em 2024 pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O prazo de execução é de 600 dias, com término previsto para agosto de 2026. O município executa a obra, enquanto o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) acompanha a fiscalização técnica.
O projeto prevê pavimento asfáltico em quase todo o trecho, exceto em uma parte menor, que receberá blocos sextavados. A pista terá duas faixas de 3,6 metros cada, acostamentos de três metros em ambos os lados e calçadas para pedestres nos trechos urbanos. Além disso, estão previstas obras de drenagem, sinalização completa e dispositivos de segurança viária.
Costa Noroeste em expansão
Marilena integra a chamada Costa Noroeste do Paraná, região que reúne municípios às margens do Rio Paraná e vem se consolidando como destino turístico estratégico. O Governo do Estado tem reforçado os investimentos nessa faixa territorial, que alia belezas naturais a grande potencial econômico.
Em Altônia, por exemplo, está em andamento a pavimentação da estrada de 13,6 quilômetros que liga o centro da cidade ao balneário Vila Yara, também às margens do Rio Paraná. O projeto é viabilizado por meio de convênio entre o município e a Secretaria de Estado das Cidades (Secid).
Outros pontos turísticos da região também receberam melhorias. Em Porto Rico, Porto São José (São Pedro do Paraná) e Porto Camargo (Icaraíma), o Estado promoveu obras de estruturação das orlas, pavimentação de vias urbanas e estradas rurais, além da construção de um novo trevo no entroncamento da PR-478 com a PR-576, facilitando o acesso entre Porto Rico e São Pedro do Paraná.
Com esses investimentos, a Costa Noroeste ganha em infraestrutura, segurança viária e atratividade, consolidando-se como uma das regiões que mais crescem no Paraná, tanto no turismo quanto no desenvolvimento econômico.
Mín. 14° Máx. 27°