A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou, na manhã de hoje (terça-feira, 30), uma operação que resultou na prisão de 10 pessoas investigadas por integrar uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas. Um dos municípios em que foram cumpridas ordens judiciais foi Goioerê, no Noroeste do Estado, além de Toledo, Cascavel e Guarapuava.
A ação contou com apoio da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e o uso de um helicóptero da PCPR. No total, foram cumpridos 10 mandados de prisão preventiva pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Outras duas pessoas não foram localizadas e são consideradas foragidas.
Durante a operação, também foram cumpridas nove ordens de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados. Os policiais apreenderam porções de maconha e cocaína, uma arma de fogo, R$ 2,7 mil em espécie e diversos apetrechos usados no tráfico.
De acordo com as investigações, a quadrilha tinha base em Toledo e distribuía drogas para diferentes cidades do Paraná. Para disfarçar as atividades ilícitas, os criminosos criaram uma empresa de fachada chamada Top Lanches, que funcionava como suposta lanchonete. Os pedidos eram feitos via aplicativo de mensagens e os entorpecentes eram entregues em mochilas e embalagens personalizadas com a marca fictícia.
O delegado Leandro Stabile explicou que o grupo possuía divisão de funções bem definida, com setores de comando, logística, contabilidade e entrega. Os entregadores trabalhavam em turnos com motocicletas, enquanto os registros da contabilidade eram destruídos periodicamente para dificultar a investigação.
“Durante a apuração, reunimos diversos elementos de prova, apreendemos drogas e analisamos movimentações financeiras que apontam para mais de R$ 100 mil oriundos do tráfico”, destacou Stabile.
Os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário. A PCPR segue em diligências para localizar os dois foragidos.
Mín. 22° Máx. 35°