Entre março e setembro, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tarsila do Amaral, no Conjunto Sonho Meu, desenvolveu um projeto inovador de educação alimentar e ambiental que envolveu crianças do Berçário ao Infantil 5. A iniciativa foi considerada um sucesso pela abordagem integrada e pela participação ativa da comunidade escolar.
Durante as atividades, os pequenos aprenderam sobre a importância de uma alimentação equilibrada, cultivaram hortaliças em horta suspensa, conheceram ervas medicinais em um jardim sensorial e vivenciaram práticas de compostagem. O projeto reforçou ainda os benefícios dos chamados “mil dias” de vida da criança e alertou para os riscos do consumo excessivo de açúcar.
As crianças foram protagonistas em todas as etapas, desde o plantio e cultivo até a culinária e o piquenique de encerramento, quando famílias levaram frutas higienizadas, demonstrando engajamento e apoio. As nutricionistas do município — Anaysa Borges Soares, Adriela Albino Rydlewski Ito e Geovana Smiderle Hornburg — deram suporte aos professores e realizaram palestras para pais e alunos, detalhando o cardápio escolar e a importância da nutrição na primeira infância.
A secretária da Educação, Letícia Labiak, a coordenadora pedagógica Kátia Azevedo e a professora Michela Tanaka estiveram à frente da iniciativa, que contou ainda com agricultores locais, compartilhando conhecimentos sobre agricultura orgânica, e merendeiras, responsáveis por preparar receitas saudáveis. Para a diretora Márcia Tiago de Sá, a experiência é um exemplo inspirador de colaboração entre escola, família e comunidade.
Ao final, além da confraternização no piquenique das frutas, as famílias receberam sal temperado com ervas cultivadas no CMEI e folders com QR Code para acesso a informações sobre cuidados na primeira infância.
Mín. 19° Máx. 26°