17°C 23°C
Umuarama, PR
Publicidade

Secretaria de Educação divulga cronograma de matrículas de 2026

Prefeitura informa o calendário para matrículas, rematrículas e transferências, situados entre outubro e novembro desse ano

07/10/2025 às 11h45
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

Pais ou responsáveis por alunos matriculados na rede municipal de ensino devem ficar atentos ao cronograma de matrículas para o próximo ano letivo. A Secretaria Municipal de Educação informou ontem (6), o calendário para matrículas, rematrículas e transferências, situados entre outubro e novembro desse ano.

As rematrículas serão recebidas de 6 a 31 de outubro, nas respectivas unidades de ensino. As transferências entre unidades escolares da rede ocorrerão de 3 a 14 de novembro e as matrículas de novos alunos serão recebidas a partir de 17 de novembro.

Os documentos necessários para matrícula são a certidão de nascimento do aluno (original e fotocópia); comprovante de residência – exclusivamente uma fatura de energia elétrica atual, em nome do pai/mãe/responsável legal (original e fotocópia); declaração de vacinação em dia, emitida pela unidade básica de saúde (UBS) onde a família é atendida; e cópia do cartão do SUS (não obrigatório).

Continua após a publicidade
Anúncio

Para a rematrícula escolar, cada unidade educacional fará seu cronograma interno de atendimento e informará aos pais ou responsáveis, por meio dos grupos de mensagens das escolas. Já quanto às transferências entre as unidades da rede municipal, a Secretaria de Educação destinou duas semanas para os procedimentos necessários.

As transferências entre escolas municipais exigem uma atenção adicional. Alunos de turmas que não têm mais continuidade no mesmo prédio escolar, bem como quando passam dos CMEIs para as escolas (do Infantil 5 para o 1º ano do fundamental), esse direcionamento é todo realizado de forma interna, no setor de Documentação Escolar do município.

“O direcionamento é feito por aqui, de acordo com o endereço familiar. Os pais, cujos filhos encontram-se nesta situação, receberão uma carta matrícula que vai direcioná-los à escola mais próxima de suas residências, conforme o georreferenciamento, para efetivar essa transferência nas duas primeiras semanas de novembro”, explica a professora Viviane Aparecida da Silva Cameloti Lopes, do setor de Documentação Escolar.

Lenium - Criar site de notícias