Na madrugada de hoje (terça-feira, 7), uma equipe do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) de Umuarama, pertencente à 4ª Companhia, realizou uma importante apreensão de drogas durante patrulhamento na BR-369, nas proximidades do município de Ubiratã, no centro-oeste do Paraná. A ação ocorreu no âmbito da Operação Protetor de Divisas, com apoio da unidade de operações com cães.
Durante a abordagem a um ônibus da viação Brasil Sul, que fazia a linha Foz do Iguaçu (PR) x São Paulo (SP), os policiais empregaram o cão de faro Oslo para realizar uma varredura no compartimento de passageiros. O animal sinalizou positivamente para uma mochila preta localizada no bagageiro acima da poltrona de número 31, onde estava sentado um passageiro de 38 anos, de nacionalidade paraguaia.
Ao ser questionado, o homem confessou de imediato que estava transportando dois volumes de maconha do tipo "capulho" — ou seja, maconha em forma natural, não prensada. A droga estava acondicionada dentro da mochila.
Em continuidade à fiscalização, os policiais também utilizaram o cão Oslo no compartimento de carga do ônibus. Novamente, houve sinalização positiva: uma mala de viagem preta, também de propriedade do mesmo passageiro, estava recheada com o mesmo tipo de entorpecente. Após a pesagem, foi constatado que o total da droga apreendida era de 16,530 kg de maconha.
O suspeito informou que havia embarcado com a droga em Foz do Iguaçu (PR) e que o destino final era a cidade de São Paulo (SP). Pelo transporte, ele disse que receberia a quantia de R$ 5 mil.
Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado, junto com a droga, à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais e autuação em flagrante por tráfico de drogas.
A apreensão representa um prejuízo estimado de R$ 67 mil ao crime organizado, conforme avaliação da própria PM. O BPFron segue atuando de forma ostensiva na repressão ao tráfico de drogas e no combate aos crimes transfronteiriços, com apoio de cães farejadores e ações integradas nas principais rotas utilizadas por organizações criminosas.
Mín. 17° Máx. 23°