15°C 27°C
Umuarama, PR
Publicidade

Instituto de Atenção ao Autista promove festa especial para crianças com autismo em Umuarama

Brinquedos, pintura de rosto e surpresas marcaram a primeira comemoração do Dia das Crianças no instituto, que atende 112 pacientes com transtorno de espectro autista

09/10/2025 às 11h30
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

Crianças atendidas pelo Instituto de Atenção ao Indivíduo com Transtorno de Espectro Autista (IAITEA) de Umuarama participaram de uma agenda especial nesta quarta-feira, 8, em alusão ao Dia das Crianças – comemorado nacionalmente em 12 de outubro.

A festa aconteceu no Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa. A diversão aconteceu na quadra, com uma série de brinquedos infláveis e brincadeiras conduzidas por orientadoras, sob o olha atento de alguns pais, que acompanhavam tudo das arquibancadas.

Continua após a publicidade
Anúncio

Para que pudessem aproveitar melhor a brincadeira, as crianças foram divididas em duas turmas – uma das 9h às 11h e outra na parte da tarde, das 14h às 16h. “Além dos brinquedos, graças a uma parceria com a Universidade Paranaense (Unipar) e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), tivemos pintura de rosto, brindes, um lanchinho especial e muitas surpresas”, informou a coordenadora do IAITEA, Dayse Valeria Moreira André.

Segundo a coordenadora, foi a primeira comemoração do Dia das Crianças do instituto, inaugurado em setembro de 2024 e que se tornou referência no atendimento a autistas em toda a região. Hoje com 112 pacientes atendidos – a maioria crianças e adolescentes –, o IAITEA conta com uma equipe treinada de profissionais que oferecem suporte especializado a crianças, jovens e adultos com o transtorno de espectro autista.

Com o instituto, Umuarama é uma das poucas cidades brasileiras que dispõem de uma clínica exclusiva para pessoas com autismo, que receberem atendimento integrado dentro da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e acompanhamento de assistentes terapêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, assistentes sociais, musicoterapeutas, nutricionistas, psicólogos, psicomotricistas, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais.

Lenium - Criar site de notícias