17°C 23°C
Umuarama, PR
Publicidade

Secretaria Municipal de Educação prepara alunos do 5º ano para o Saeb 2025

Aulões preparatórios reunirão mais de 1,2 mil alunos em quatro dias de atividades na Unipar, reforçando o aprendizado e a confiança

13/10/2025 às 12h00
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza nesta semana o primeiro ‘Aulão’ Preparatório para o Saeb 2025, destinado aos alunos do 5º ano do ensino fundamental. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações em larga escala que permite ao governo federal um diagnóstico preciso da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Em Umuarama, o público-alvo é composto por 1.261 alunos da rede municipal, com as turmas de 5º ano das 23 escolas municipais (860 alunos na parte da manhã e 401 à tarde). “O nosso objetivo com essa iniciativa é contribuir para o aprimoramento do desempenho dos alunos do 5º ano na avaliação”, ressaltou a secretária da Educação do município, Letícia Labiak Pereira.

Para esse momento especial, a Secretaria de Educação preparou uma sacochila, com o nome do projeto que será distribuída durante o ‘aulão’.

Continua após a publicidade
Anúncio

A preparação final para o Saeb será no campus da Universidade Paranaense (Unipar), nos dias 14, 15, 16 e 17 de outubro. O horário matinal é das 8h às 11h e o vespertino das 13h30 às 16h. “As aulas terão foco nas habilidades e competências avaliadas no Saeb e serão divididas em dias diferentes para que possamos atender bem a todos os 1.261 alunos”, destacou a Coordenadora Geral do setor Pedagógico, Kátia Sirlene Azevedo.

Estão envolvidos na elaboração e aplicação do ‘aulão’ professores de Língua Portuguesa e Matemática das rede Municipal e também Estadual, a coordenação pedagógica das escolas, as equipes da merenda e transporte, além da equipe da SME.

“O Saeb permite que as escolas avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado será um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e possíveis subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências”, concluiu a secretária Letícia.

Lenium - Criar site de notícias