Participe do nosso grupo no Whatsapp 
Dentro da programação de ações alusivas ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids, que neste ano tem como slogan “Corações que acolhem – laços que unem”, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Ambulatório de Infectologia, ofereceu capacitação sobre infecções sexualmente transmissíveis aos médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Primária em Saúde (APS) de Umuarama.
A palestra foi realizada pelo médico infectologista Ricardo Delfini Perci, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. “É importante realizar capacitações constantes para atualizar os conhecimentos dos profissionais da atenção primária visando a prevenção e o diagnóstico precoce, que é fundamental para o sucesso no tratamento dos pacientes”, afirmou a coordenadora do Ambulatório de Infectologia, Maria de Lourdes Gianini.
Além de um panorama sobre as ISTs, a ação abordou especificamente HIV/aids, as hepatites virais e também a sífilis. As ações continuam nesta semana e envolvem acadêmicos de Psicologia da Universidade Paranaense (Unipar), Faculdade Alfa Umuarama (UniAlfa), mais profissionais da APS, usuários do SUS, pacientes psiquiátricos e estudantes da rede pública.
Nesta segunda-feira, 1º, a equipe do Ambulatório de Infectologia, estagiários dos cursos de Psicologia e de Biomedicina abordaram usuários do SUS na sala de espera com orientações sobre HIV/aids e ISTs, com camisetas temáticas – a estampa foi desenhada por um aluno do Colégio Estadual Tiradentes – reforçando o compromisso com a educação em saúde.
Haverá ainda, no dia 4, palestra sobre HIV/aids para pacientes da Clínica Psiquiátrica Santa Cruz, com a psicóloga Lucineia Ceolin, e outra capacitação no dia 5, para médicos e enfermeiros que atuam nas unidades básicas de saúde do município.
Mín. 19° Máx. 31°