Participe do nosso grupo no Whatsapp 
Umuarama foi uma das cidades contempladas com a entrega de 150 novas ambulâncias de última geração, totalmente equipadas com o que há de mais moderno em salvamento e suporte à vida, na manhã de ontem (quarta-feira, 3), no estacionamento do Palácio Iguaçu, em Curitiba.
O veículo foi recebido pelo diretor da Secretaria Municipal de Saúde, Hailton Joaquim de Oliveira, que na ocasião representou a secretária, Dra. Lisbeth Scanavaca, ao lado dos representantes da 12ª Regional de Saúde, Marco Antônio, e do Samu Noroeste, Valéria Bononi.
Com estrutura de UTIs móveis, as ambulâncias chegam para fortalecer o atendimento de urgência e emergência em todas as regionais do Estado, com um investimento aproximado R$ 82,5 milhões pelo governo do Estado. A unidade atenderá Umuarama e região, em substituição à ambulância desse porte atualmente em uso, que foi recebida em 2019.
Cada unidade, orçada em cerca de R$ 550 mil, acompanha cadeira de rodas, ventilador mecânico (respirador), monitor cardíaco, DEA (desfibrilador automático externo), oxímetro portátil, bomba infusora e aspirador portátil, permitindo que os municípios estruturem salas de estabilização e aprimorem o atendimento pré-hospitalar.
Nesta etapa, 100 ambulâncias foram entregues para cidades que já contam com Unidades de Suporte Avançado (USA) do Samu – como é o caso de Umuarama –, para locais considerados potenciais de expansão do serviço e também para unidades próprias do Estado. As outras 50 unidades serão repassadas nos próximos dias, completando o pacote anunciado pelo governador Ratinho Junior, ao lado do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Mín. 19° Máx. 31°