Participe do nosso grupo no Whatsapp 
O Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU) teve uma importante reunião nesta semana, liderada pelo presidente Valcir Simão e pelo secretário municipal de Aceleração Econômica, Sérgio Vercezi Filho, em conjunto com a Conferência Municipal das Cidades, coordenada pelo secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Renato Caobianco.
O encontro teve a eleição dos representantes do Conselho Municipal da Cidade de Umuarama, eleição para a nova diretoria do CDU – com posse marcada para 14 de janeiro próximo –, um resumo do processo de revisão do Plano Diretor Municipal e por fim a apresentação do projeto “Eu conto ou você conta” e a reunião do Programa Paraná Produtivo.
“Na revisão do Plano Diretor decidimos algumas providências legais e formais do processo, que careciam de ajustes, e discutimos a formalização do CDU como o Conselho das Cidades, debatendo alternativas para eventuais divergências”, explicou o secretário Sérgio Vercezi.
Durante a Conferência da Cidade, o secretário Renato Caobianco abordou a importância da participação social no Plano Diretor, bem como a participação do conselho na deliberação das propostas.
Destacou que o objetivo da conferência foi eleger e instituir o Conselho Municipal da Cidade, composto por representantes do poder público (Executivo e Legislativo), movimentos sociais, trabalhadores, empresários, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais, além de organizações não governamentais (ONGs).
Outra intenção foi discutir políticas municipais, estaduais e federais visando o crescimento ordenado da cidade, tendo, entre outras ferramentas, o plano diretor como instrumento de planejamento para orientar o crescimento urbano e o desenvolvimento, mediante lei municipal. O plano é um conjunto de leis que estabelece parâmetros de ordenamento ao crescimento e desenvolvimento da cidade, parte fundamental na construção de políticas de desenvolvimento.
“É com base nele que as áreas de expansão se estabelecem. Com o passar dos anos é preciso revisar o Plano Diretor, visando adequá-lo à realidade e, nesse processo, a participação social é fundamental para a elaboração de uma proposta que congregue as necessidades da população”, apontou Caobianco.
O processo de revisão já envolveu 849 pessoas, autoridades locais e representantes da sociedade. “Esta é a primeira vez na história de Umuarama que o Plano Diretor é revisado pela Prefeitura em conjunto com a comunidade”, acrescentou Sérgio Vercezi.
O CDU também elegeu sua nova diretoria no encontro realizado na quarta-feira. Apenas uma chapa foi inscrita e submetida à aprovação pelo plenário. Os eleitos foram Luciano Souto (presidente), Michel Furlan (vice-presidente) e Christhian Pellacani (secretário).
Por fim foi apresentado o projeto cultural “Eu Conto ou Você Conta? – Janelas para o Mundo e Catalisador de Transformações”, da pedagoga, mestre em Psicologia e contoterapeuta, Lucineyde Picelli Pezzini.
A organização agradeceu as presenças do prefeito Fernando Scanavaca, da vice-prefeita Márcia Bononi, do presidente da Câmara, Luiz Antonio Caviquioli, de vereadores, diretores do CDU e da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama, secretários municipais e o presidente da Sociedade Rural (SRU), Milton Gaiari, anfitrião do evento, além de outras lideranças e convidados.
Mín. 19° Máx. 25°