Participe do nosso grupo no Whatsapp 
A Polícia Federal deflagrou hoje (terça-feira, 16), a Operação Guardiões do Amanhã, com o objetivo de combater crimes relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes no município de Guaíra, no oeste do Paraná. A ação resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça Estadual da comarca local.
Durante o cumprimento da ordem judicial, os agentes federais localizaram e apreenderam dispositivos eletrônicos que, segundo as investigações, continham centenas de arquivos com cenas de abuso sexual infantojuvenil. O material estava armazenado e mantido pelo investigado, que passou a ser monitorado após levantamentos conduzidos pela Polícia Federal.
O caso ganhou ainda maior gravidade após a constatação de que o morador da residência alvo da operação trabalharia em uma escola do município de Guaíra. Diante dessa informação, a investigação recebeu prioridade, em razão do potencial risco à integridade de crianças e adolescentes que poderiam ter contato direto com o suspeito.
De acordo com a Polícia Federal, as apurações continuam para esclarecer todas as circunstâncias do crime, identificar possíveis envolvidos e verificar a existência de outros delitos relacionados, como produção, compartilhamento ou eventual aliciamento de vítimas. O material apreendido será submetido à perícia técnica para subsidiar o avanço das investigações.
Além da repressão ao crime, a Polícia Federal reforçou a importância da prevenção e do diálogo no ambiente familiar. Pais e responsáveis são orientados a acompanhar de perto a rotina de crianças e adolescentes, tanto no meio virtual quanto no físico. Conversar abertamente sobre os riscos da internet, orientar o uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos, além de observar mudanças de comportamento, são medidas fundamentais para a proteção dos menores.
A PF também destaca a necessidade de que crianças e adolescentes saibam reconhecer situações inadequadas e se sintam seguros para pedir ajuda. Informação e prevenção, segundo a instituição, são as ferramentas mais eficazes para garantir a segurança e o bem-estar do público infantojuvenil.
A Polícia Federal em Guaíra segue à disposição para o recebimento de denúncias relacionadas a crimes dessa natureza, inclusive de forma anônima, por meio de seus canais oficiais de contato.
Mín. 19° Máx. 27°