15°C 25°C
Umuarama, PR
Publicidade

PT anuncia Ênio Verri e Zeca Dirceu como candidatos ao Senado

Em 2026, o eleitor votará para escolher dois nomes ao Senado. Ter dois candidatos petistas é a melhor estratégia para evitar que o voto lulista migre para adversários

17/12/2025 às 14h40
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria
Assessoria

O Partido dos Trabalhadores no Paraná começa a definir sua estratégia para a disputa ao Senado em 2026 e anunciou Ênio Verri e Zeca Dirceu como seus nomes prioritários. A decisão reforça a aposta do partido em uma tática considerada central para o campo progressista: organizar o voto lulista em duas candidaturas fortes, evitando dispersão e transferência de votos para adversários políticos.

Fruto de debates ocorridos no último final de semana, dentro da reunião do diretório estadual, o PT Paraná publicou resolução política, com vistas a esse pontapé de alinhamento das táticas e estratégias eleitorais que serão adotadas em 2026. “A definição ocorre em um contexto em que o eleitor paranaense terá dois votos para o Senado, o que amplia a importância de uma estratégia clara e coordenada. Lançar dois nomes competitivos é essencial para garantir representação alinhada ao projeto nacional, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva , que tem no PT o maior partido desse campo progressista”, disse o coordenador do coletivo O PT Mais Perto de Você, Joaquim Ribeiro, que também é dirigente estadual do PT no Paraná.

Dados recentes da Neokemp Pesquisas em sondagem para o Senado, divulgada pelo jornal Gazeta do Povo, reforçam o peso político dessa escolha. O deputado federal Zeca Dirceu (PT) aparece com 21,6% das intenções de voto, índice que o posiciona entre os principais nomes da disputa e evidencia sua forte inserção eleitoral e grande expressão política no estado. O desempenho consolida Zeca como uma das lideranças mais competitivas do campo progressista no Paraná.

Já Enio Verri, atual diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, também agrega à disputa sua trajetória legislativa, experiência administrativa e protagonismo à frente de uma das maiores estatais do país, reconhecida pelo papel estratégico no desenvolvimento regional, social e ambiental. “Nessa gestão de Verri à frente da Itaipu, a gente percebe a importância de termos uma empresa do porte da Itaipu atuando como parceira dos municípios e de todo o povo paranaense”, acrescentou Joaquim.

Embora a resolução política tenha sido aprovada por unanimidade na última reunião do Diretório Estadual do PT, o debate interno segue ativo. O coletivo O PT Mais Perto de Você defende que o partido adote uma postura ainda mais ousada na preparação para as eleições de 2026. Para o grupo, o PT precisa ir além do Senado e ampliar o lançamento de nomes próprios em disputas majoritárias no estado.

A avaliação do coletivo é de que o partido tem quadros qualificados e com forte expressão eleitoral e deve apresentá-los em candidaturas em posições estratégicas, sem deixar, com isso, de priorizar, por exemplo, a pré-candidatura de Requião Filho (PDT) para o governo do estado do Paraná e fortalecendo a agenda petista de contribuir diretamente para a reeleição do Presidente Lula.

Além das definições internas, o PT reafirma que trabalha para construir, no Paraná, uma frente ampla progressista, reunindo PDT, PSOL, Rede e a Federação formada com PV e PCdoB. Nesse campo político, o Partido dos Trabalhadores se consolida como a maior legenda da aliança, tanto em presença territorial, inserção e capilaridade, quanto em representação institucional.

“Com nomes competitivos, números expressivos nas pesquisas e articulação com aliados históricos, o PT sinaliza que entra na disputa de 2026 com um projeto claro: unidade, protagonismo político e fortalecimento do campo democrático-popular no Paraná”, completou.

Lenium - Criar site de notícias