16°C 28°C
Umuarama, PR
Publicidade

Casa do Empreendedor realizou 31 mil atendimentos no ano em Umuarama

Relatório aponta abertura de mais de 700 MEIs e liberação de R$ 1,4 milhão em crédito para pequenos negócios ao longo de 2025

18/12/2025 às 09h30
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

Mais de 31 mil atendimentos foram realizados pela equipe da Casa do Empreendedor, ao longo de 2025. Os dados fazem parte do relatório de atividades divulgado nesta terça-feira, 16, pelo departamento, que faz parte da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e tem atuação voltada ao desenvolvimento dos micro e pequenos empreendedores, bem como dos empreendimentos individuais.

Os números mostram que o ano foi bem positivo no setor. Em média, foram 2.800 atendimentos por mês. “Tivemos mais de 700 MEIs (pequenos empreendimentos individuais) abertos ou formalizados em 2025, diretamente pelo nosso departamento”, informou o coordenador da Casa do Empreendedor, Nelson Vitor de Souza Oliveira.

Conforme o relatório, foram emitidos mais de 11 mil guias mensais do MEI, impressas ou enviadas, e cerca de 3 mil declarações de faturamento realizadas. “Além disso, foram emitidas mais de 4 mil notas fiscais de serviço e cerca de 1.000 notas de comércio”, acrescentou.

Os pedidos de parcelamento e regularização de dívidas somaram aproximadamente 400 e outros 600 certificados de condição de microempreendedor individual foram impressos.

Além disso, a Casa do Empreendedor promoveu e apoiou diversos eventos, levando formação e conhecimentos a mais de 250 pessoas. Dentre os quais, se destacam a palestras, oficinas ‘Trilha do MEI’ sobre preço de venda e gestão financeira’, marketing digital’, curso ‘Mega Gerar’, palestra sobre gestão de vendas e fidelização de clientes, oficina sobre compras governamentais para MEI e rodadas de negócios.

Por meio da Casa do Empreendedor foram recebidas, ainda, mais de 60 solicitações do alvará para o Corpo de Bombeiros, pedido de renovação de 659 licenças sanitárias, 271 renovações de Licença Ambiental, de certidões de viabilidade e foram obtidas 64 autorização da Comissão Municipal de Urbanismo.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Antonio Favaro, acrescentou que além disso, a Casa do Empreendedor atuou de maneira consistente na obtenção de crédito para os empreendedores individuais e pequenos empresários, ao longo do ano. “Por meio da atuação da equipe, foram liberados mais de R$ 1,4 milhão em empréstimo junto à agência Fomento Paraná, financiando capital de giro e o crescimento dos pequenos empreendimentos”, completou, parabenizando a todos pelo bom desempenho.

 

Lenium - Criar site de notícias