Participe do nosso grupo no Whatsapp 
Enquanto as unidades básicas de saúde (UBS) de Umuarama permaneceram fechadas parcialmente em dezembro, devido às férias coletivas do funcionalismo público, o Pronto Atendimento Municipal 24h (PAM) garantiu a continuidade do atendimento à população, prestando serviço de excelência e realizando 7.548 atendimentos médicos com alto índice de satisfação e resolutividade.
Segundo os dados da classificação de risco, 10 pacientes chegaram em situação crítica, de alto risco à saúde e à vida (cor vermelha), enquanto 50 apresentavam risco moderado a alto (laranja). Outros 2.194 pacientes foram atendidos com risco moderado (amarela) e 5.294 com risco leve (azul/verde). No total, durante todo o mês de dezembro, 13.165 pacientes passaram pelo Pronto Atendimento.
“Foi um grande volume de atendimentos no período de férias das UBS, mas com reforço estrutural, ampliação do quadro de profissionais e, principalmente, com a dedicação e empenho dos servidores, conseguimos atender a todos de forma ágil e humanizada”, avaliou a secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca. Ela aproveitou para parabenizar a coordenação e toda a equipe pelo desempenho e destacou que, durante o mês de janeiro, 10 UBS (nove na cidade e uma em Serra dos Dourados) funcionam com horário estendido, das 7h30 às 19h30, sem intervalo, garantindo mais rapidez no atendimento médico.
Os números reforçam a capacidade do PAM em atender grande demanda. Entre 19 de dezembro e 5 de janeiro, a farmácia do Pronto Atendimento atendeu 5.402 pacientes, dispensou 15.530 doses de medicamentos e distribuiu 27.412 insumos. O setor de nutrição realizou 26 atendimentos, sete avaliações completas e serviu 1.421 refeições para médicos e funcionários.
O serviço social registrou 27 atendimentos, realizou três cadastros na Central de Leitos e encaminhou 18 internações ou demandas gerais, além de um paciente direcionado para consulta em outro serviço de saúde. Já na enfermagem, o tempo médio de espera na triagem foi de 7 minutos e 32 segundos, com 328 transferências realizadas. Os médicos do PAM atenderam 8.602 pacientes, com tempo médio de espera de 31 minutos.
A coordenadora do Pronto Atendimento 24h, Cintia Braga, ressaltou a importância de a população participar da pesquisa de satisfação, disponível em todos os setores do PAM. “Na recepção, há QR Code para facilitar a consulta. As respostas ajudam a equipe a identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria no atendimento”, explicou.
Segundo Braga, as respostas recebidas até agora indicam alto grau de satisfação dos usuários, mas ainda é necessário ouvir mais pessoas para ter uma visão abrangente do serviço e aperfeiçoar os processos. “O feedback dos pacientes é fundamental para que possamos continuar oferecendo atendimento rápido, seguro e de qualidade, principalmente em períodos de maior demanda, como férias das UBS”, completou.
A experiência do PAM em dezembro reforça o compromisso da Prefeitura de Umuarama com a saúde pública, garantindo que nenhum cidadão fique sem atendimento mesmo em períodos de recesso. O serviço demonstrou não apenas eficiência na prestação de cuidados médicos, mas também organização logística, humanização no atendimento e foco na qualidade da experiência do paciente.
Mín. 22° Máx. 31°