Participe do nosso grupo no Whatsapp 
O Viaje Paraná, órgão de promoção vinculado à Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR), segue sua missão de impactar o mercado turístico do Exterior. Uma comitiva do Estado realizou, na noite desta segunda-feira (19), uma capacitação envolvendo mais de 50 agentes de viagens espanhóis, durante o Meeting ¡Esto Es Paraná!, em Madrid, capital da Espanha.
Com foco na divulgação de novidades e na busca por ampliar a presença do Estado nos planos de viagens e desejo de consumo dos turistas da Europa, o órgão de promoção mostrou aos profissionais os potenciais, destinos, serviços e atrativos únicos do Paraná. Um detalhe é que quase 15% dos participantes eram de fora de Madrid, oriundos de diversas partes da Espanha.
O Meeting é um evento exclusivo e itinerante, que passará ainda por Lisboa e pela cidade do Porto (ambas em Portugal) ao longo do mês de fevereiro. As ações fazem parte do protocolo de intenções assinado com a companhia aérea TAP, que prevê também a divulgação do novo voo direto de Lisboa com destino a Curitiba.
A rota foi anunciada pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior, representantes da empresa e diretoria do Viaje Paraná em novembro do ano passado. Já em comercialização, os voos começam a operar em julho deste ano e somam-se a demais sete rotas que ligam outros países diretamente ao Paraná – três delas conquistadas em 2024.
“O novo voo direto vai trazer mais turistas de fora do país aos nossos Territórios. É fundamental que o Viaje Paraná faça essa ponte com o mercado, mostrando não apenas as novidades e a boa conectividade do Estado, mas todos os atrativos e serviços qualificados que temos, preparados para atender as demandas dos agentes e encantar o público estrangeiro, com conforto e qualidade”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.
Irapuan Cortes, diretor presidente do Viaje Paraná, ressalta que impactar o mercado do segundo continente que mais envia turistas internacionais ao Estado (a Europa) e do país europeu que mais enviou turistas ao Paraná no acumulado dos últimos oito anos (Espanha) é estratégico.
"Essa é a primeira de uma série de ações que vamos desenvolver neste ano, focando no público e trade estrangeiros, em busca de todo o retorno positivo que eles podem trazer ao Estado em termos de movimentação e economia turística. Hoje, o Estado é uma referência no Brasil e no Exterior, atraindo olhares das grandes operadoras e se tornando um desejo de consumo para muitos turistas", disse Cortes.
CARDÁPIO DE ATRATIVOS – Durante o evento, o Viaje Paraná mostra aos agentes um verdadeiro cardápio do turismo estadual, com opções qualificadas e que chamam atenção do público. Destacam-se destinos como Curitiba, seu inverno e o maior Natal gratuito do Brasil; as vinícolas da Região Metropolitana; o Litoral, com o passeio de trem pela Serra do Mar, o Barreado e os shows do Verão Maior; os Campos Gerais, com os parques de natureza e colônias étnicas; as cachoeiras de Prudentópolis; entre outros.
Além, é claro, de Foz do Iguaçu, no Oeste, onde estão as Cataratas do Iguaçu – uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo – e outros atrativos qualificados, como, Macuco Safari; as trilhas em meio ao Parque Nacional do Iguaçu – um Patrimônio Mundial da UNESCO –; o Parque das Aves; o novo aquário Aquafoz; e muito mais.
Junto do Viaje Paraná, também participaram autoridades do setor, como, o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Jin Petrycoski; a presidente do Curitiba Convention, Gislaine Queiroz; além da Secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande.
A secretária apresentou ao público mais informações do Turismo Cultural do Estado e sobre um novo atrativo a ser inaugurado no Paraná. Foz do Iguaçu será a primeira cidade do continente a receber um satélite do renomado museu francês Centre Pompidou. A previsão é de que a construção do atrativo comece já no primeiro semestre deste ano e atraia ainda mais fluxo turístico ao Estado e ao município.
"Participar do evento em Madrid é uma oportunidade estratégica para mostrar que o Paraná vai muito além dos seus atrativos naturais já consagrados. O Turismo Cultural é uma grande força do nosso Estado, e nós já temos referências internacionais, como o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, o maior museu de arte da América Latina”, disse Luciana.
“Vamos apresentar essa vocação cultural a novos públicos e, sobretudo, projetar o futuro: difundir o Centre Pompidou Paraná, que será instalado em Foz do Iguaçu, o primeiro satélite do museu francês em todo o continente. É um passo decisivo para posicionar o Paraná no circuito internacional da cultura, da arte e do turismo", completou a secretária de Cultura.
MISSÃO INTERNACIONAL – Além do Meeting, a comitiva do Viaje Paraná segue na Espanha para participar de um dos maiores eventos globais do setor. A Feira Internacional de Turismo de Madrid (Fitur) acontece de 21 a 25 de janeiro e, por lá, o Estado terá estande próprio, com materiais de divulgação traduzidos para espanhol, ativações e a presença de coexpositores paranaenses selecionados por meio de manifestação de interesse.
A participação também representa a continuidade de uma série de ações internacionais. Foi na última edição da Fitur, no começo de 2025, que o Viaje Paraná iniciou tratativas com o Grupo Viajes El Corte Inglés que, mais tarde naquele ano, resultaram na criação de um pacote turístico com destino ao Estado, além de divulgações do destino na Gran Via de Madrid, nos aeroportos de Barajas, El Prat e em uma série de lojas espanholas.
Através da parceria com o grupo, o Paraná também recebeu agentes de viagens da Espanha em Famtours e capacitou profissionais presencialmente. Essas e outras ações estratégicas levaram a Espanha a saltar de 10º para 3º maior emissor global de viajantes estrangeiros ao Estado entre os meses de julho e novembro de 2025.
Mín. 20° Máx. 28°