21°C 33°C
Umuarama, PR
Publicidade

Agência do Trabalhador e Senai oferecem curso gratuito de corte e costura

Formação busca ampliar oportunidades de emprego e incentivar geração de renda em Umuarama

28/01/2026 às 10h30
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

A Agência do Trabalhador de Umuarama, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), iniciou nesta semana mais um treinamento gratuito para qualificação de mão de obra, visando facilitar a colocação de trabalhadores no mercado. A formação é na área de corte e costura.

O curso de auxiliar de confecção – pequenos reparos – foi iniciado na última terça-feira, com a visita do secretário municipal interino de Indústria, Comércio e Turismo, Antonio Favaro, à sala de aula na Agência do Trabalhador. Ao lado do gerente Roberto Meda, o secretário deu as boas vindas aos participantes, em nome do prefeito Fernando Scanavaca.

Os participantes poderão desenvolver, ao longo do curso, as capacidades necessárias para atuarem como auxiliares de confecção e costureiros, explicou o gerente, “de modo que poderão ser mais facilmente inseridos no mercado de trabalho, contribuindo para o processo de geração de emprego e renda”, afirmou.

Conhecimentos sobre os principais tipos de máquinas, passagem de linha e fios, diferentes processos de costura e acabamentos fazem parte da grade. “O curso vem preparar, de fato, o aluno para ingressar nesta área. A qualificação é uma política do governo municipal para estimular a geração de renda, a qualidade de vida e o desenvolvimento de nossa cidade”, disse o secretário.

Além disso, a qualificação também incentiva os trabalhadores que sonham empreender, possibilitando conhecimentos para que possam um dia abrir o próprio negócio. O incentivo à profissionalização é uma das estratégias da administração municipal para acelerar o crescimento econômico.

“Precisamos de trabalhadores qualificados para atrair empresas e desenvolver a nossa economia. Por isso estamos investindo e buscando parcerias para treinar os trabalhadores. Empregos qualificados representam mais qualidade de vida e desenvolvimento para a cidade”, afirmou o prefeito Fernando Scanavaca.

As aulas são ministradas na oficina de costura da Agência do Trabalhador (esquina da avenida Rio Branco com a rua Governador Ney Braga), com turmas nos períodos da tarde e noite.

 

Lenium - Criar site de notícias