Participe do nosso grupo no Whatsapp 
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em parceria com a Prefeitura – por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social – e o Conselho Estadual da Juventude do Paraná, promove em Umuarama uma escuta pública voltada à construção do novo Plano Estadual da Juventude. O encontro será amanhã (quinta-feira, 5), a partir das 14h no Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa.
Estarão reunidos jovens, representantes de conselhos e gestores municipais interessados em contribuir com a construção coletiva do documento. Conforme o assessor de Igualdade e Promoção Social da Unioeste e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ivan José de Pádua, a ação faz parte de uma série de escutas que estão sendo realizadas em diferentes regiões do Paraná.
O objetivo é ouvir os jovens e entender o que eles têm a propor para o novo plano. A Unioeste está percorrendo todo o Estado, dialogando sobre as demandas e expectativas da juventude paranaense, e agora será a vez de Umuarama”, explicou.
No encontro será apresentado um panorama do monitoramento do Plano Estadual da Juventude 2020–2025, além das diretrizes para a formulação do novo plano, que orientará as políticas públicas voltadas ao segmento nos próximos anos.
Também está prevista a implantação de um sistema estadual que permitirá aos 399 municípios do Paraná alimentar dados e informações sobre a juventude local, fortalecendo a gestão e o acompanhamento das ações.
“Após a exposição da proposta, teremos espaço para que os jovens expressem suas ideias, preocupações e sugestões. Tudo o que for discutido será sistematizado e incorporado ao processo de elaboração do novo plano”, acrescenta a secretária da Assistência Social, Maria Luisa Bertoco.
O evento é voltado a representantes da juventude do município, presidentes de conselhos municipais, equipe da Assistência Social, lideranças comunitárias e demais interessados, e tem todo apoio do prefeito Fernando Scanavaca, informou o coordenador do Ceju, Jeferson Ferreira.
“Queremos contribuir para a construção do Novo Plano Estadual da Juventude. A participação de cada um é fundamental para garantir que as necessidades dos nossos jovens sejam atendidas. A juventude tem grande importância em nossa administração”, reforçou Scanavaca.
O objetivo é debater temas relacionados à juventude a partir da realidade local, identificar objetivos comuns das políticas sociais da área e visualizar metodologias de trabalho social que fortaleçam a participação e o protagonismo juvenil.
Mín. 20° Máx. 32°