Participe do nosso grupo no Whatsapp 
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Umuarama retomou, na última semana de janeiro, as atividades do Plano de Educação Permanente no Sistema Único de Assistência Social (PNEP SUAS). A iniciativa teve como foco a capacitação e a qualificação dos trabalhadores da rede governamental e não governamental que atuam na política de assistência social no município.
Nos dias 26 e 27/01, o tema abordado foi Proteção Social Básica e Territórios, com palestras ministradas pelas professoras doutoras Paula Nascimento e Silvia Aline. Os encontros priorizaram a análise da realidade dos territórios e das necessidades dos usuários dos serviços, fortalecendo a atuação profissional a partir do contexto local.
“Mais do que oferecer capacitações pontuais, a Educação Permanente no SUAS propõe a construção coletiva de saberes, fundamentada na prática cotidiana, no diálogo entre os trabalhadores e na reflexão crítica sobre os desafios enfrentados pela política de assistência social”, explica a secretária da Assistência Social, Maria Luisa Bertoco.
A qualificação contínua busca assegurar que os serviços, programas, projetos e benefícios ofertados à população estejam alinhados aos princípios da Política Nacional de Assistência Social, promovendo um atendimento mais qualificado, acolhedor e resolutivo.
As atividades seguiram nos dias 28 e 29/01, com a realização de Oficinas Intersetoriais que contaram com a participação de profissionais e do público atendido pela assistência social. “As oficinas tiveram como objetivo a construção dos Planos Municipais de Assistência Social e das Políticas Transversais”, acrescentou a secretária.
Para o prefeito Fernando Scanavaca, esse processo é uma importante ferramenta de planejamento participativo, permitindo a coleta de dados, o estímulo à participação coletiva e a promoção de reflexões fundamentais sobre as políticas públicas municipais.
“Por isso é muito importante a participação de todos os segmentos envolvidos. As contribuições obtidas auxiliarão na definição de diretrizes, metas e ações que orientarão a gestão pública, fortalecendo a política de assistência social em Umuarama”, completou Scanavaca.
Mín. 20° Máx. 32°