19°C 33°C
Umuarama, PR
Publicidade

Conselho de Assistência Social de Umuarama orienta organizações civis

Reunião esclareceu regras de inscrição no CMAS, apresentou procedimentos e promoveu atendimentos por área de atuação das entidades socioassistenciais

09/02/2026 às 10h30
Por: Alex Miranda
Compartilhe:
Assessoria/Secom
Assessoria/Secom

Em reunião no auditório da Secretaria-Executiva dos Conselhos, representantes de diversas organizações da sociedade civil (OSC) que prestam serviços, programas e projetos socioassistenciais, receberam orientações sobre como se inscrever e manter ativa a inscrição junto ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

O encontro orientativo teve como finalidade assegurar a correta aplicação da Resolução CMAS 19/2024, contribuindo para o fortalecimento da organização e da qualidade da rede socioassistencial do município.

A presidente do CMAS (2025–2027), Annie Cristiny Lopes de Araújo de Lima, informou que após os esclarecimentos prestados pela manhã, os participantes do encontro foram divididos por ramo de atividade e retornaram na parte da tarde para atendimentos em específicos, conforme o tipo de serviço prestado.

“Planejamentos um plantão de dúvidas por segmento, com a presença da Comissão de Cadastro e Fiscalização para elucidar dúvidas relacionadas ao preenchimento do Plano de Ação 2026, do Relatório de Atividades 2025 e das demais questões pertinentes à inscrição no CMAS”, explicou a presidente.

Foram convocados a participar representantes de todas as OSCs, serviços, programas e projetos que já possuem inscrição no CMAS, que protocolaram recentemente pedido de inscrição ou que pretendem se inscrever no conselho ao longo de 2026 (equipes técnicas, diretorias e coordenação das entidades), considerando a relevância das orientações repassadas.

Os atendimentos, programados de forma conjunta por tipologia de oferta, tiveram horários distintos: das 13h30 às 14h20, Proteção Social Básica; das 14h30 às 15h20, Serviço de Acolhimento Institucional; das 15h30 às 16h20, assessoramento, defesa e garantia de direitos; e das 16h30 às 17h20, socioaprendizagem e integração ao mundo do trabalho.

Lenium - Criar site de notícias