Participe do nosso grupo no Whatsapp 
A primeira reunião da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) do município de Umuarama, reuniu representantes das secretarias e instituições que compõem o grupo. O encontro marcou o início dos trabalhos voltados à execução do III Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Plamsan), para o período de 2026 a 2029.
Estiveram presentes Huana da Silva de Godoi, da Secretaria Municipal de Agricultura; Fernanda Merlini (Secretaria de Saúde); Juliana M. J. Catarin (Secretaria de Assistência Social); Letícia Labiak Pereira (Secretaria de Educação); e Roberto de Oliveira Meda, representando a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.
O encontro também contou com a presença de Kathiuscia Aline Galego Pinheiro e Sisenando Samir Furio, membros do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), escritório regional de Umuarama.
Os participantes discutiram na reunião o planejamento anual das ações, considerado o marco inicial da execução do Plamsan. “O foco foi a articulação entre os órgãos governamentais, a definição de metas intersetoriais e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional no município”, explicou Huana de Godoi.
O prefeito Fernando Scanavaca destacou a importância do plano, para assegurar mais segurança alimentar às populações vulneráveis, e também o trabalho conjunto entre todos os segmentos envolvidos. “Quanto maior a participação, mas consistentes serão as ações e teremos melhores resultados”, afirmou.
Conforme acordado entre os integrantes da Caisan, cada secretaria trará suas competências específicas para garantir que as ações do plano sejam efetivas e integradas, contribuindo para a promoção do acesso à alimentação adequada e saudável à população umuaramense.
Mín. 22° Máx. 35°