Participe do nosso grupo no Whatsapp 
O Condomínio do Idoso implantado no Jardim Tangará pela Prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, recebeu dois novos moradores nas últimas semanas – João dos Santos, 65 anos, que vivia em situação de rua, e Adão Cirso de Moura, 61, que morava em uma tulha na zona rural.
O projeto conta com 10 lofts individuais (semelhantes a quitinetes) e dois deles foram desocupados com a saída de antigos moradores. “Temos uma longa lista de espera para os dois condomínios que temos na cidade. Fizemos uma seleção criteriosa, visitas aos inscritos e estabelecemos a pontuação, que desta vez resultou na escolha do João e do Adão”, explicou o secretário da Habitação, Nelson Bigeschi.
A entrega oficial ocorreu na última semana, com um café da tarde e a presença dos secretários municipais Maria Luisa Bertoco (Assistência Social) e sua equipe, e Renato Caobianco (Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos).
João dos Santos estava há anos na fila de espera por uma casa popular e ficou muito contente com a opção no Condomínio do Idoso. Ex-morador de rua e sem aposentadoria ou renda fixa, além do auxílio do Programa Bolsa Família, ele não vai pagar nada para morar na nova casa. “Não tem aluguel e, como faço parte do Cadastro Único, também sou isento de água e luz. É uma nova vida para mim com conforto e uma boa vizinhança, depois de tantos anos na rua”, afirmou.
Seu Adão de Moura vivia há nove anos em uma tulha, adaptada como moradia, em uma propriedade rural da Estrada Pavão. “Agora estou bem melhor aqui, dentro da cidade, numa casa boa. Aqui temos bastante espaço, gente boa para conviver e estou perto de tudo que eu preciso”, resumiu. Os dois manifestaram gratidão à administração municipal pela oportunidade da moradia.
“É para pessoas simples assim que trabalhamos, dedicamos atenção e determinamos prioridade”, destacou o prefeito Fernando Scanavaca. “É gente que precisa do apoio do poder público para ter uma vida digna e mais confortável. Estamos avançando em alguns projetos, em fase de negociação, que devem resultar em mais moradias para os idosos e mais casas para toda a população”, anunciou o prefeito.
Mín. 21° Máx. 34°