Participe do nosso grupo no Whatsapp 
A Polícia Federal deflagrou hoje (terça-feira, 23) a Operação Aliança II, uma ofensiva de grande porte voltada ao combate de uma organização criminosa suspeita de atuar com contrabando, descaminho e lavagem de dinheiro na região de fronteira do Paraná. A ação ocorreu simultaneamente em municípios do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Durante a operação, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça Federal de Guaíra. Também foram determinadas medidas de bloqueio e sequestro de bens dos investigados, com o objetivo de atingir o patrimônio acumulado por meio das atividades ilegais.
De acordo com as investigações, o grupo mantinha uma estrutura organizada para introduzir mercadorias de forma clandestina no Brasil. O esquema utilizava rotas de fronteira e contava com uma rede de motoristas e freteiros responsáveis pelo transporte das cargas até diferentes regiões do país.
A Polícia Federal aponta ainda que havia, supostamente, apoio de agentes públicos para facilitar a atuação da organização criminosa. A nova fase da operação é um desdobramento das investigações iniciadas no começo deste ano, quando cinco policiais militares foram presos suspeitos de envolvimento com o esquema de contrabando no Noroeste do Paraná.
As diligências realizadas nesta terça-feira resultaram em flagrantes relacionados aos crimes de contrabando, descaminho e posse ilegal de arma de fogo. As ocorrências foram registradas em Umuarama, e também na capital paulista.
Além da coleta de provas, a operação busca recuperar recursos obtidos de maneira ilícita. Segundo a PF, a intenção é interromper o fluxo financeiro da organização e garantir que os valores apreendidos possam ser revertidos em benefício do Estado e da reparação dos danos causados.
A ação contou com o apoio da Receita Federal e da Corregedoria da Polícia Militar do Paraná. As investigações continuam e novos desdobramentos poderão ocorrer nos próximos dias.
Mín. 9° Máx. 12°