Os leilões de gado estão entre os principais atrativos de negócios da 50ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Umuarama. Na programação, cinco estão agendados, todos oferecendo animais de alta linhagem genética.
O primeiro acontece neste sábado, 15. Trata-se do ‘2º Leilão de Touros Nelore’, com 10 exemplares da Fazenda Santa Nice e 15 da Fazenda Bom Pastor; e mais 400 animais machos e fêmeas, dessa raça, para cria, recria e engorda.
O evento promete receber pecuaristas de várias regiões do Paraná, já que a expectativa para leilões está boa, considerando que o mercado está aquecido neste setor. E também porque Umuarama, por promover leilões toda semana, tornou-se uma praça de referência e atrai muitos compradores de gado.
Em sua agenda, a Expo Umuarama valoriza os leilões não apenas por promoverem a genética superior dos animais, mas também por impulsionarem a modernização e a competitividade do mercado pecuário regional. “Acima de tudo, a Expo busca facilitar as negociações para que isso aconteça”, afirma o presidente da SRU (Sociedade Rural de Umuarama), Milton Gaiari.
“Os leilões proporcionam oportunidades onde criadores e investidores podem adquirir animais selecionados por suas características genéticas superiores, como resistência a doenças, adaptabilidade ao clima local e produtividade de carne de alta qualidade. Além disso, estimulam a troca de conhecimentos entre os profissionais do setor, promovendo avanços técnicos e científicos na criação de gado”, completa.
Ele lembra que o Nelore é a raça de gado de corte mais criada no Brasil e tem um papel fundamental na pecuária nacional. Originária da Índia, [no século 19], se adaptou muito bem às condições climáticas e geográficas do país, especialmente em regiões de clima tropical, como o Paraná. “É uma das raças mais presentes na nossa região”, destaca.
• Domingo (16/3) – 18h: Leilão do Criador/Gado de Corte, com 1.500 animais machos e fêmeas Nelore e Cruzamento Industrial para cria, recria e engorda.
• Quinta-feira (20/3) – 20h: 9º Leilão Jovens Ruralistas, com 1.000 animais machos e fêmeas Nelore e Cruzamento Industrial para cria, recria e engorda.
• Sábado (22/3) – 18h: 2º Leilão Reprodutores Preto no Branco P.O. Touros Nelore, Tabapuã, Angus e Brangus P.O. em regime de campo; 400 animais machos e fêmeas Nelore para cria, recria e engorda.
• Domingo (23/3) – 18h: Leilão de Gado de Corte Especial, com 1.200 animais machos e fêmeas Nelore e Cruzamento Industrial para cria, recria e engorda.
Mín. 21° Máx. 26°