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Confraternização encerra Semana do Consumidor promovida em Umuarama

Durante a semana, foram realizadas várias ações um pouco fora da rotina do Procon, em benefício dos consumidores

14/03/2025 às 18h31
Por: Alex Miranda
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Alex Miranda
Alex Miranda

A Semana do Consumidor realizada pela Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor terminou com um café oferecido pelo Procon Umuarama nesta sexta-feira, 14, em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor (15/03). Durante a semana, foram realizadas várias ações um pouco fora da rotina do Procon, em benefício dos consumidores, dentre elas um café da manhã para recepcioná-los todos os dias.

Uma parceria firmada com a Sanepar permitiu atender de forma individualizada aos clientes que tinham alguma pendência ou débito, de modo a facilitar a negociação. “Da mesma forma, a Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) disponibilizou consultas gratuitas do CPF e CNPJ junto ao SCPC/Serasa para quem quisesse”, disse Aline Cunha Martiolli, secretária municipal e coordenadora do Procon.

O consumidor pode aproveitar, durante toda a semana, um verdadeiro mutirão de renegociação de dívidas. “Esse trabalho é feito o ano todo, mas na Semana do Consumidor a gente dá mais ênfase e possibilidades de renegociar. E tivemos um resultado bem positivo”, acrescentou a coordenadora, informando que foram prestados mais de 400 atendimentos e orientações.

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O café da manhã teve a presença do prefeito Fernando Scanavaca e da vice Márcia Bononi, do coordenador comercial da Sanepar, Rafael Sereia Pires, do presidente da Aciu, Miguel Fuentes Romero Neto, vereadores, secretários municipais e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Umuarama, advogado Arlindo Vieira, além da imprensa e convidados.

Além das ações práticas em defesa do consumidor, intermediando acordos e abrindo processos – quando necessário –, o Procon também realiza um trabalho de informação e orientação, principalmente nas tratativas com fornecedores, para resolução mais rápida e justa.

“O primeiro passo, sem dúvida, é a conciliação. Havendo bom senso, a maioria das divergências são resolvidas com a mediação de acordos. Mas se fornecedor e consumidor não chegam ao consenso, o Procon dá andamento da forma administrativa para garantir os direitos”, completou Aline Cunha.

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