Os leilões desempenham um papel crucial em exposições agropecuárias, não apenas como eventos de negociação, mas como vitrines de genética e qualidade animal. Por isso, a Expo Umuarama, a cada ano, esmera-se mais na seleção do que coloca à venda.
Amanhã (quinta-feira, 20), acontece o tão aguardado ‘9º Leilão Jovens Ruralistas’, com mil animais à venda. São machos e fêmeas Nelore e animais de cruzamento industrial [união de duas raças bovinas diferentes para gerar animais mais produtivos e de melhor qualidade]. Começa às 20h.
No sábado, 22, tem mais: desta vez ganha o palco do Recinto Pedro Lino Gaiari o ‘2º Leilão de Reprodutores Preto no Branco P.O.’, com touros Nelore, Tabapuã, Angus e Brangus P.O., em regime de campo, à venda. Na sequência, serão ofertados mais 400 animais machos e fêmeas Nelore, para cria, recria e engorda. Começa às 18h.
A agenda será fechada no domingo, 23, com o ‘Leilão de Gado de Corte Especial’. Mais 1,2 mil animais vão para o palco para apreciação dos pecuaristas. São machos e fêmeas Nelore e cruzamento industrial para cria, recria e engorda. Começa às 18h.
O presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari, reforça o convite para os pecuaristas prestigiarem: “Para os participantes, os leilões são oportunidades estratégicas de investimento em animais de linhagem superior, garantindo não apenas lucro, mas também o fortalecimento do setor como um todo”.
Considerando que a Expo Umuarama é uma vitrine que destaca o melhor da pecuária estadual, segundo ele, os leilões colaboram para promover a competitividade saudável entre produtores.
“Acabam se tornando oportunidade para troca de conhecimentos e inovações no setor agropecuário, ao mesmo tempo em que impulsionam o desenvolvimento de raças mais produtivas e adaptadas às condições locais, contribuindo para o avanço da pecuária de corte e de leite do Paraná”, analisa Gaiari.
A agenda de leilões da Expo Umuarama foi aberta no sábado, 15, com o ‘2º Leilão de Touros Nelore’, animais das fazendas Santa Nice e Bom Pastor, que são referências em investimentos em tecnologia na área de reprodução animal.
E no domingo, houve o tradicional ‘Leilão do Criador’, quando foram colocados à venda 1,5 mil machos e fêmeas Nelore, de cruzamento industrial. Ambos atraíram pecuaristas de várias cidades do Paraná.
• Quinta-feira (20/3) – 20h: 9º Leilão Jovens Ruralistas, com 1.000 animais machos e fêmeas Nelore e Cruzamento Industrial para cria, recria e engorda.
• Sábado (22/3) – 18h: 2º Leilão Reprodutores Preto no Branco P.O. Touros Nelore, Tabapuã, Angus e Brangus P.O. em regime de campo; 400 animais machos e fêmeas Nelore para cria, recria e engorda.
• Domingo (23/3) – 18h: Leilão de Gado de Corte Especial, com 1.200 animais machos e fêmeas Nelore e Cruzamento Industrial para cria, recria e engorda.
Mín. 17° Máx. 27°