A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) participou, nesta quarta-feira (26), da abertura do 17° Seminário da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa). O evento é um espaço fundamental para debater estratégias, compartilhar experiências e aprimorar as políticas de assistência à saúde para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e as instituições filantrópicas, ressaltando o impacto positivo dessas entidades na gestão hospitalar. Dos 448 hospitais no Estado, 148 são filantrópicos e a Femipa representa 94 deles.
"Os hospitais filantrópicos são pilares do SUS e, por isso, é essencial discutirmos soluções para um financiamento sustentável. O pós-pandemia trouxe desafios significativos, e nosso compromisso é fortalecer a rede pública para garantir que os serviços sejam cada vez mais ágeis e eficientes para a população", afirmou.
Para o presidente da Femipa, Charles London, a atuação da Sesa tem sido fundamental na estruturação e modernização dos hospitais beneficentes, mantendo um canal de diálogo constante com as instituições. "A proximidade com a Secretaria nos permite alinhar objetivos e avançar na melhoria do atendimento hospitalar. Quando trabalhamos juntos, conseguimos otimizar recursos e garantir que os pacientes do SUS recebam assistência de qualidade e dentro do tempo necessário", pontuou.
Durante o evento, o secretário também apresentou algumas das principais ações da Sesa, com destaque para o Programa Opera Paraná, considerado o maior programa de cirurgias eletivas per capita do país. Atualmente, ele possibilita a realização de aproximadamente 78 cirurgias por hora em todo o estado. Para ampliar ainda mais essa oferta, o governador Ratinho Junior anunciou recentemente um investimento de R$ 350 milhões na expansão das cirurgias eletivas.
HOMENAGEM– A Federação de Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa) foi homenageada na noite de terça-feira (25) em uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná. A entidade completou 39 anos.
O presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Mirócles Campos Veras Neto, definiu a Femipa como uma das maiores associações, tanto pelo trabalho desenvolvido no Paraná quanto em nível nacional. “A Femipa nos ajuda muito nos nossos pleitos, pelo conhecimento que tem dos seus hospitais, pela representatividade local e nacional. Essa é uma homenagem muito justa, ainda mais sendo proposta pela deputada Márcia, que conhece o setor há muito tempo”, afirmou
Mín. 21° Máx. 35°