A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu na manhã desta terça-feira (1) nove mandados de busca e apreensão contra quatro pessoas investigadas por um esquema de desvio de R$ 2,5 milhões em verbas públicas que seriam destinadas à aquisição de medicamentos para o tratamento de câncer de uma criança, de 11 anos, em Cascavel, no Oeste do Estado. A ação aconteceu simultaneamente em cinco cidades diferentes.
As ordens judiciais foram cumpridas em Foz do Iguaçu, Santo Antônio do Sudoeste e Curitiba, no Paraná, e nas cidades de Maricá e Rio de Janeiro, no Estado do Rio de Janeiro. Foram apreendidos celulares e outros dispositivos eletrônicos dos investigados. Os aparelhos passarão por perícia para extração de dados a fim de complementar as provas já reunidas na investigação.
Durante o cumprimento das ordens judiciais em Santo Antônio do Sudoeste, uma mulher foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Em julho do ano passado a PCPR prendeu três homens suspeitos de desviarem os recursos. O esquema tinha sido revelado um mês antes após um processo de compra conduzido pela família, sob supervisão do Poder Judiciário, resultou em um medicamento não entregue. Depois da denúncia, além da investigação policial, a Procuradoria-Geral do Estado e a Secretaria de Estado da Saúde conseguiram articular a entrega do remédio para a criança.
Mín. 21° Máx. 31°